Criado por William Tomson (Lord Kelvin), a escala Kelvin - medida somente em Kelvin (K) - é baseada na menor temperatura que um corpo poderia atingir, que é aproximadamente - 273°C (zero absoluto). A partir desse ponto, foi determinado o ponto zero da escala. Nela, a água congela em 273 K e ferve a 373 K.
É a temperatura usada nas leis dos gases: PV/T = P1V1/T1; 2 Temperatura considerada de um ponto zero correspondendo à total ausência do movimento molecular. É a temperatura do termômetro Celsius aumentada em 273ºC e mais propriamente chamada temperatura absoluta ou escala termodinâmica.
A escala Celsius foi criada por Anders Celsius, um astrônomo sueco, em 1742. Ele escolheu como pontos fixos, os quais a sua escala seria baseada, os pontos de fusão do gelo (quando o gelo vira água) e de ebulição da água (quando a água ferve).
Vamos às definições: Fahrenheit: escala termométrica de símbolo F, no qual 32° F é o ponto de congelamento da água e 212° F é o ponto de ebulição da água. Celsius: escala de temperatura, símbolo C, no qual 0° C é o ponto de congelamento da água e 100° C é o ponto de ebulição da água.
As escalas termométricas utilizadas para aferir a temperatura de um corpo são Celsius, Fahrenheit e Kelvin, sendo a última a mais utilizada em pesquisas científicas. ... Essas escalas utilizam como padrão os pontos de fusão e ebulição da água. Não pare agora...