A duplicação é semiconservativa, pois cada molécula nova de DNA apresenta uma fita da molécula que serviu como molde.
O DNA ou ADN é conhecido como a molécula da vida. ... As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.
O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. ... Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
O DNA possui desoxirribose na sua cadeia, enquanto que o RNA possui ribose na pentose. A diferença entre esses componentes é a presença de um átomo de oxigênio.
O açúcar presente nos ácidos nucleicos é uma pentose, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose. A desoxirribose é a pentose presente no DNA, que, por isso, recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. O RNA contém a ribose e, por isso, é denominado de ácido ribonucleico.
O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias.
Os vírus são divididos entre retrovírus (os que possuem RNA como material genético) e adenovírus (os que possuem DNA como material genético). Eles são muito pequenos e simples, capazes de infectar as menores bactérias conhecidas. Quando estão fora do ambiente intracelular, eles são seres inertes.
Vírus DNA ou Vírus ADN são vírus que têm DNA como material genético. Estes vírus se replicam usando enzimas DNA polimerase DNA-dependente.