crossorigin="anonymous">
A divisão manufatureira do trabalho em execução numa produção faz com que o produto passe por varias mãos dentro da empresa, logo a produção não é feita apenas por um funcionário e sim por vários, sendo eles divididos cada um em sua função.
De acordo com a crítica de Karl Marx no âmbito da economia política, o fetichismo da mercadoria surge como um fenômeno social e psicológico onde as mercadorias aparentam ter vontade independente de seus produtores. ... Mas a troca de mercadorias é evidentemente um ato caracterizado por uma abstração total do valor de uso.
In: Marx – vida e obra. Mercadoria é o que se produz para o mercado, isto é, o que se produz para a venda e não para o uso imediato do produtor. ... A produção de mercadorias já existia antes do capitalismo ter começado a existir, mas foi o sistema capitalista que a generalizou.
Para Marx, o valor é uma relação entre pessoas que produzem mercadorias, uma relação social, mas que aparece de “forma fantástica” como uma relação entre coisas.
O capitalista produz valores de uso não por amor, mas somente porque são portadores de valores de troca. E mais: não deseja produzir apenas coisas destinadas à venda, mas, antes de tudo, ... Quer produzir não só um valor de uso, mas uma mercadoria, não só um valor de uso, mas valor, e não só valor, mas também mais-valia.
De maneira geral, é correto dizer que há uma produção do espaço geográfico, ou seja, ele é resultante das atividades sociais nas esferas econômica, cultural, educacional e outras. ... Nesse contexto, a Geografia também é a ciência dos lugares.
Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial.
Fordismo é um sistema de produção industrial criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, em 1914. ... O Fordismo tinha como objetivo a produção em massa: a capacidade de produzir mais com custos menores, a partir de um ganho de escala e eficiência.
Os fatos acontecem em uma determinada localização no tempo e no espaço. É preciso saber o contexto histórico, social e geográfico que aconteceu determinado fato, desta forma é possível saber o por que ocorreu e como ocorreu daquela forma. Por exemplo: a construção de uma usina hidrelétrica.