A pílula anticoncepcional durante a amamentação é segura e não faz mal para o bebê. No entanto, é importante que sua fórmula seja composta apenas pelo hormônio progesterona para que isso não altere a produção de leite, que é a principal fonte de nutrição do bebê, falaremos mais sobre isso no próximo tópico.
Apenas a medicação pode não "secar" o leite. Existem medidas que podem ser realizadas como a compressão e enfaixamente mamário. Se o bebê sugar e mamar, o efeito da cabergolina/dostinex será cortado.
Quais cuidados devo ter ao usar o Dostinex? Não use Dostinex® caso deseje amamentar seus filhos, pois o uso do medicamento previne a lactação (amamentação). Em caso de falha da inibição ou da supressão da produção de leite não amamente o seu bebê.
Inibição da lactação: 1mg (dois comprimidos de 0,5mg) administrado em dose única no primeiro dia pós-parto. Supressão da lactação: 0,25mg (metade de um comprimido de 0,5mg) a cada 12 horas por 2 dias (dose total de 1mg).
Tratamentos de prolactina alta Quando a causa da prolactina alta é associada a um tumor, o tratamento mais recomendado é o cirúrgico. Porém, na maior parte dos casos, o tratamento pode ocorrer de forma clínica, através de medicações que inibem a produção do hormônio.
Hiperprolactinemia pode ser causada por neurolépticos (fenotiazinas, butirofenonas, risperidona, sulpirida), antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, clomipramina), inibidores da monoaminoxidase, alguns anti-hipertensivos (verapamil, reserpina, metildopa), medicamentos de ação gastrointestinal (domperidona, ...