Os Ciganos do Oriente são entidades muito alegres, gostam de cantorias , podem aceitar licores, vinho branco, chás de frutas, alguns fumam outros não, comem comidas ciganas e muitas frutas e frutos da terra.
A linha dos ciganos do Oriente trabalha principalmente em processos de curas emocionais e físicas. São seres que conhecem profundamente a astrologia, a quiromancia, tarô, medicinal oriental e a alquimia, por isso atuam como médicos e mágicos espirituais com seus conhecimentos milenares.
A exceção é para Exu, que pode fumar o charuto em ambientes fechados, explica o pai de santo Buby, porque o contato com essa entidade é fechado ao público e exclusivo para os iniciados na religião umbandista.
Culto aos Pretos Velhos Banhos de ervas: banho de guiné, banho de girassol, banho de rosa branca, banho de flores de alfazema, banho de sal grosso. Saudação: Saravá Pretos Velhos, maleme as almas!
Portanto deve-se sempre agradecer a guarda, a força e a proteção que ELES proporcionam em nossas vidas e no templo. Durante este momento de agradecimento batem-se palmas três vezes e/ou toca-se no chão saudando o “embaixo” também três vezes pronunciando sua saudação que é “Laroye Exu.