No caso dos sabiás, eles cantam para atrair as fêmeas e para assustar outros machos. Ou seja, literalmente, cantar garante a reprodução da espécie. Portanto, é um questão de necessidade para o pássaro cantar durante o silêncio da madrugada, de forma que se faça ouvir e ser ouvido.
O canto madrugador do Sabiá-Laranjeira, que é a ave símbolo do Brasil, é uma adaptação que o pássaro fez para sobreviver na cidade. O período reprodutivo do sabiá vai de setembro a janeiro e o macho canta para atrair a fêmea. Por causa do barulho do ambiente urbano, eles começaram a cantar mais cedo para serem ouvidos.
Alimentação. O sabiá-laranjeira é uma ave com hábitos alimentares frugívoros e insetívoros. Dentre as principais opções em seu cardápio estão insetos, larvas e minhocas, além de frutas maduras como mamão, laranja e abacate. Também consome coquinhos das mais variadas espécies de palmeiras.
Use uma pinça para alimentar o filhote de sabiá. A ave nesta fase ainda requer alimentação a cada 15 ou 30 minutos de manhã até a noite.
Mas, estando diante se uma ave caída, o melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local. Caso o ninho não seja detectado, é importante avaliar se o local onde ela estava caída é seguro. Se a reposta for sim, deixá-la por lá e esperar até que os pais apareçam para alimentá-la é uma solução.
Quando o filhote estiver forte o suficiente para deixar o ninho e começar a pular pela caixa, você pode alimentá-lo a cada hora. Você pode reduzir gradualmente esse tempo para uma vez a cada duas a três horas, e começar a deixar um pouco de comida na caixa para o pássaro pegar ele mesmo.
Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho. Por ser misturada à água, a papinha possui toda a hidratação que ele necessita; Devido ao metabolismo rápido, os filhotes de aves são propensos a quadros de hipoglicemia, por isso, o ideal é alimentá-los diversas vezes ao dia.
Deixe o pássaro em paz, a não ser que ele esteja em perigo imediato (por exemplo, exposto a predadores ou ao trânsito).
Nascimento e alimentação de filhotes de periquitos