crossorigin="anonymous">
Entre as dez competências gerais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dois itens traz a tecnologia como habilidade para o aprendizado. Enquanto uma diz respeito ao uso das linguagens tecnológicas e digitais, a outra fala em utilizar a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.
Na educação, as TDICs têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas, com o objetivo de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e ...
Web Currículo - Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. e/ou que estão envolvidos no cotidiano escolar, que já não pode prescindir das TDIC. Em pauta está a integração da escola, da vida e das TDIC, que vem assumindo um papel cultural de alta complexidade em nossa mundo.
No conceito, cultura digital refere-se às mudanças provocadas pela tecnologia, pela internet e pela rede na forma como produzimos, consumimos e transformamos a cultura. Essas mudanças só foram possíveis graças à ascensão das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a uma ampliação do conceito de rede.
A cultura digital como competência da BNCC foca no uso específico de recursos tecnológicos, mas com senso crítico. Ela visa ensinar às crianças e adolescentes a dominar o universo digital, para que consigam utilizar as ferramentas multimídia para aprender a produzir.
Sua função é oferecer situações didático-pedagógicas aos professores regentes para que eles possam planejar e desenvolver o uso das tecnologias de informação e comunicação e, dessa forma, estimular o processo de aprendizagem e a fluência na adoção dessas tecnologias.
É possível criar um blog específico que possibilite a integração de foto, texto e vídeo, possibilitando atividades em sala de aula, como a criação de um diário, um jornal interativo ou a realização de um documentário. Entre os programas destacamos o WordPress, Tumblr, Blogger, todos gratuitos.
Os recursos digitais imprimem novas marcas à prática pedagógica para além de quadro e giz. ... É fato que os computadores, a Internet, as redes sem fio, os celulares e tantas outras mídias digitais adentraram nosso cotidiano, mudando a forma como vivemos em sociedade.
De forma geral, os professores reportam que compreendem a tecnologia educacional como recursos e ferramentas que utilizam em sala de aula para favorecer os processos de ensino e aprendizagem, citando como exemplo o uso de computador, lousa interativa, pesquisas e Internet.
Velocidade, constante mutação e globalização, essas são as características que definem a cultura digital.”
O conceito para o termo foi criado por Tim O'Reilly, em 2003, o qual diz que Web 2.
Umas das vantagens são que na internet podemos tirar muitas duvidas,se comunicar por meio de mensagens,jogar e etc... Já as desvantagens são que existe muita pedofilia em webcam,dentre essas coisas maldosas...
A interferência da cultura no desenvolvimento tecnológico A IA, assim como a robótica e outras tecnologias, buscam resolver questões importantes do nosso tempo. Com o desenvolvimento, questões ambientais e sociais estão cada vez mais no foco dessas ferramentas digitais.
O uso da tecnologia e da Internet influenciou significativamente as relações humanas, principalmente no que se refere à comunicação, o que nos leva inicialmente a pensar em redes sociais. No entanto, a mudança ocorrida nos meios de comunicação vem de antes das mesmas, ainda com a invenção do telefone.
Ou seja: qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade e pode ser criado a partir de ferramentas gratuitas e intuitivas como o Canvas e o meme mania.
Os avanços tecnológicos proporcionam uma velocidade maior para a produção sendo assim há um crescimento grande na economia para nossas vidas. ... A tecnologia influencia tantos aspectos da vida cotidiana que chega até mesmo a alterar a forma como o ser humano se relaciona.
O avanço tecnológico suscita correspondentes mudanças de hábitos, transformações na cultura, serviços, compras e no modo de interação da sociedade. Não é saudável resistir às transformações, pois isso significa estar em descompasso com o próprio tempo.
A utilização de novas tecnologias promove uma modificação no universo humano. A fotografia, a televisão e o cinema começaram então a forçar-nos a alterar inclusive os verbos, o vocabulário, que tradicionalmente utilizamos para se comunicar.
A cultura é constantemente influenciada por diversos elementos. A Internet abre espaço a que esses elementos sejam cada vez maiores e mais presentes, o que leva à ocorrência de choques culturais na rede, a qualquer momento.
A cultura digital influencia o nosso comportamento, transforma nossas experiências com o mundo, hoje nós somos uma sociedade em rede (a famosa hiperconexão). ... Basicamente, a cultura digital nos permite empoderar pessoas e suas ideias.