As características fundamentais e exclusivas de um cordado são a notocorda, o tubo nervoso ou tubo neural e as fendas faríngeas ou branquiais.
As estrelas-do-mar estão incluídas no subfilo Asterozoa, as características incluem um corpo achatado, em forma de estrela, como adultos, que consiste de um disco central e vários braços irradiando. O subfilo inclui as duas classes de Asteroidea, a estrela-do-mar, e Ophiuroidea, ofiuróides e a cesta-de -estrelas.
Uma estrela-do-mar não tem cérebro, olhos, nariz, ouvidos ou mãos. Ainda assim, consegue perceber o ambiente ao seu redor -luz, temperatura e cheiro.
A estrela-do-mar-comum (Asterias rubens) é uma espécie de equinodermo asteroideo da família Asteriidae, é o mais comum e familiar das estrelas-do-mar no nordeste do Oceano Atlântico....Asterias rubens.
A estrela-do-mar é um ser vivo E é um animal invertebrado, ou seja, não possui coluna vertebral. Pertence ao filo dos equinodermos que juntamente com o filo dos poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos e artrópodes, não possuem vertebras.
Já as estrelas-do-mar se alimentam de ostras, mexilhões, outros equinodermos, corais e anêmonas-do-mar. Esses animais respiram através de pequenas brânquias que se encontram ao redor da boca do animal.
A respiração nos equinodermos ocorre por meio de difusão - entra a água do ambiente que habitam (água do mar) e a que se encontra no sistema ambulacrário. ... Nos pepinos-do-mar, por exemplo, existem diversos filamentos ao redor da cavidade oral, por onde passa o líquido celomático.
Circulação, Excreção e Respiração Os equinodermos podem realizam as trocas gasosas através de brânquias primitivas localizadas próximas a boca desses organismos. ... Um exemplo de equinodermo com esse tipo de respiração é o ouriço do mar, que apresenta as brânquias externas.
Basicamente, as estrelas do mar podem se reproduzir de duas formas, ou de forma assexuada ou de forma sexuada. Portanto, caso a reprodução seja sexuada a fertilização será externa. Ou seja, a estrela-do-mar fêmea irá libertar os ovos na água, os quais em seguida serão fecundados pelo gâmeta masculino.
As estrelas-do-mar são animais dotados de cinco braços, o que lhes dá a aparência de estrela. Elas pertencem ao grupo dos equinodermos e vivem em todos os oceanos do mundo, mas não são peixes. ... Muitas estrelas-do-mar têm capacidade de regeneração, ou seja, quando elas perdem um braço, outro cresce no lugar.
Mãos humanas: As estrelas do mar são super fortes, muita gente não sabe, mas elas são super predadoras, se alimentam de peixes, crustáceos, moluscos e outras espécies marinhas, ela é tão forte, que pode até abrir conchas e ostras.
As estrelas-do-mar regeneram porções do disco e braços perdidos, desde que um pedaço do disco central esteja presente; um braço isolado não tem essa capacidade e acaba por morrer, com excepção das espécies do género Linckia, que podem regenerar um indivíduo completo a partir de um só braço.
A regeneração se caracteriza pela restituição dos componentes teciduais idênticos àqueles removidos. Esse tipo de reparo só é possível em tecidos em que ainda possuem células com a capacidade de se proliferar ou tenham ainda células tronco.
Resposta. Por que a Estrela do Mar e a Anemona Não Possuem Tecidos Especializados, Então quando é Dividida ou Perde Alguma Parte, Se Regenera.
Sinta os pés ambulacrários em baixo da estrela do mar. Pés ambulacrários são as centenas de estruturas cilíndricas e vazias em baixo da estrela do mar. Caso se retraiam ao toque do seu dedo, a estrela está viva. Caso estejam claudicantes, ela está severamente doente ou morta.
Bastam alguns segundos fora da água para as estrelas-do-mar morrerem. Infelizmente, a cada ano, durante o verão, os animais marinhos são alvos de adultos e crianças que os tiram da água para fazer uma selfie ou brincar na praia.
Nas estrelas do mar esse tipo de reprodução assexuada pode ser chamado de fragmentação, e pode ocorrer tanto acidentalmente quando espontaneamente. Dessa maneira, sempre que uma estrela do mar perder um de seus braços, ela se regenerá.
A mitose é o processo de divisão celular envolvido na regeneração da estrela-do-mar..
A regeneração celular é conseguida por processos de mitose (divisão celular conservativa), a partir de dois mecanismos fundamentais: duplicação mitótica de células diferenciadas, que originam duas células filhas iguais a si (processo que permite, por exemplo, a manutenção e regeneração dos hepatócitos do fígado e das ...
esponja do mar
Além de ser o único órgão do corpo que se regenera, o fígado se destaca por ser responsável por funções extremamente complexas e importantes para nossa saúde. Suas células são capazes de produzir diariamente 100 gramas de proteínas aproximadamente.
Os pequenos répteis também conseguem reconstruir os membros, mas nem sempre eles ficam iguais ao que eram antes da amputação. O Anolis carolinensis (uma espécie de lagarto) reconstrói a cartilagem e músculos da cauda, mas não os ossos.
Melhorar; restaurar; corrigir; revivificar.