O corpo dos quilópodes é formado por um esqueleto não calcificado. Os segmentos do corpo dos quilópodes não são fundidos e tem um par de pernas em cada um. A cabeça possui antenas simples, mandíbulas, maxilares e olhos simples.
São animais com reprodução sexuada, fecundação interna e desenvolvimento direto. O sistema digestivo é completo e a excreção é feita por túbulos de Malpighi. O sistema circulatório é aberto e o sistema nervoso é ganglionar e ventral e a respiração é traqueal.
O corpo dos diplópodes possui uma cabeça com uma par de antenas curtas e tem também vários segmentos. Em cada segmento do seu corpo, há dois pares de pernas, daí o nome diplópodes - que vem do grego e significa "patas duplas" (di significa "duplo", e podos, "patas").
Cabeça com cinco pares de apêndices: dois pares de antenas (primeiras antenas ou antênulas e segundas antenas ou simplesmente antenas), um par de mandíbulas e dois pares de maxilas (primeiras maxilas e segundas maxilas).
O sistema respiratório nos diplópodes é traqueal. Este sistema é constituído por um conjunto de tubos ramificados que por meio de contrações musculares o ar entra e sai.
Como acabar com gongolos num jardim ou numa casa? Sacos de estopa umedecidos servem como isca para capturá-los. Se possível, devolva-os ao ambiente. Vivos ou mortos, eles vão ajudar no jardim.
Os piolhos de cobra são encontrados em troncos, folhas ou pedras, mas também podem aparecer dentro de residências. Isso porque eles procuram lugares úmidos para viver. Assim, quando existe um excesso de irrigação em áreas de jardins, eles podem migrar para ambientes internos.
No jardim e áreas externas da casa, as lacraias gostam de se esconder em caixas de madeira e criar ninho em vasos de plantas. Entulhos acumulados também são o local perfeito para o inseto, que vai conseguir se esconder e se reproduzir tranquilamente.
Se quiser matar as centopeias, mas não desejar envenenar a terra, você mesmo ou seus animais, é possível usar pesticidas como ácido bórico ou terra de diatomáceas para controlar a população de insetos continuamente.
Como matar centopeias: Escolhendo um veneno caseiro
Como surgem e onde aparecem As lacraias preferem ficar em locais úmidos, sob folhas, pedras e troncos, quando ao ar livre, fugindo da luz solar. Esse quilópode tem hábitos notívagos, saindo geralmente à noite para caçar suas presas, às quais imobiliza através da inoculação de veneno.
Sim, a centopeia ou lacraia é venenosa! Sua picada é bem dolorosa e libera uma substância que é tóxica para os seres humanos. Geralmente, a picada da centopeia causa vermelhidão, dor e inchaço. Em casos mais graves, o envenenamento pode provocar calafrios, febre e até a necrose da área picada.
Predadores naturais Uma variedade de animais comem centopeias e lacraias. Seus predadores naturais são pássaros, ouriços, texugos, musaranhos, ratos, salamandras, besouros e até mesmo cobras.