A = Z + n quer dizer que o número de massa de um átomo é equivalente à soma entre o seu número atômico ou número de prótons e o seu número de nêutrons.
Mas, se você puser mais um z, não significa que esteja reforçando o plural. O trio é uma onomatopeia que mora um pouquinho depois do bocejo: zzz. Significa… sono.
Essa referência matemática indica a quantidade de prótons e nêutrons no núcleo de um átomo. Número de massa (representado pela letra A maiúscula) é a denominação utilizada para determinar a quantidade prótons e nêutrons presentes no interior do núcleo de um átomo qualquer (representado pela sigla X).
Como o átomo X não é um íon, logo, o número de elétrons é igual ao número de prótons, ou seja, 14.
Para descobrir o total de elétrons presentes no íon, adicione a carga ao número atômico. O N3-, por exemplo, possui uma carga -3, o que significa que ele tem três elétrons a mais do que um átomo neutro de nitrogênio. O número atômico do nitrogênio é sete, logo, o íon positivo possui dez elétrons.
Número Atômico e Número de Massa
Para encontrar a quantidade de nêutrons presentes em um átomo, é feita a subtração entre o número de massa (A) e o número atômico (Z).
8
Os prótons e nêutrons se localizam no núcleo atômico, já os elétrons estão fora do núcleo. Mas, considerando a carga total de um átomo, pode-se dizer que em geral ele é neutro, não possui carga.
Partículas subatômicas são partículas muito menores do que o átomo. As partículas subatômicas essenciais que constituem o átomo são chamadas de prótons, elétrons e nêutrons.
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. ... Lembrando que o átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons, sendo que: Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva; Não pare agora...
porque os eletrons são de cargas eletronicas(negativas) e os prótons de positiva, e devido isso os elétrons q carregam as cargas de um fio.
A carga do elétron é exatamente -1,× 10−19 C, que é o mesmo valor da carga do próton, porém de sinal contrário.