A Guerra de Troia começou durante o casamento de Peleu e Tétis, no Olimpo: Éris, a deusa da discórdia, que naturalmente não tinha sido convidada, resolveu acabar com a alegria reinante e entregou anonimamente aos olímpicos uma linda maçã, toda de ouro, com a inscrição "Para a mais bela". A confusão já estava armada.
Na mitologia grega, Helena (em grego: Ἑλένη, transl. Helénē) era filha de Zeus e da rainha Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta. ... Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta.
Segundo o poeta Homero, a guerra foi causada pelo rapto da rainha Helena (esposa do lendário rei Menelau) por Páris, (filho do rei Príamo). Isso ocorreu quando o príncipe troiano foi a Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena.
Menelau, na mitologia grega, foi um rei lendário da Lacedemónia (Esparta), irmão mais novo de Agamémnon e filho (ou neto) de Atreu. O rapto da sua mulher (Helena) por Páris (também conhecido como Alexandre), deu origem à Guerra de Troia.
Heitor era filho de Priamo, rei de Troia, e no mais famoso confronto da Guerra de Troia, Aquiles, o maior guerreiro de todos os tempos, venceu facilmente o mais valoroso dos troianos, que era Heitor.
Heitor (em grego clássico: Ἕκτωρ; romaniz.: Hektōr) era, na mitologia grega, príncipe de Troia e um dos maiores guerreiros na Guerra de Troia, suplantado apenas por Aquiles. Era filho de Príamo e de Hécuba e irmão de Páris. Com Andrómaca, foi pai de Astíanax.
A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.
Na mitologia grega, Pátroclo ou Pátroklos (em grego: Πάτροκλος, "glória do pai") é um dos personagens centrais da Ilíada, era filho de Menécio e, supostamente, amante de Aquiles, apesar de isso não ser explícito no livro.
Polidoro, na mitologia grega, foi um filho de Cadmo e rei de Tebas. Polidoro era filho de Cadmo e Harmonia, a filha de Afrodite e Ares.
Resposta. Príamo foi pedir a Aquiles que lhe devolvesse o corpo de seu filho Heitor, para que fossem realizados os rituais funerais devidos. Aquiles, respeitou a nobreza do rei que foi vê-lo pessoalmente e permitiu que o corpo do Príncipe fosse então levado.
O nome tendão de Aquiles vem da mitologia grega. A obra “Ilíada”, de Homero, onde Aquiles é filho do rei Peleu e da deusa Tétis, relata que o semideus é protegido porque sua mãe o mergulhou nas águas do rio Estige, logo após o seu nascimento.
Apolo foi um dos mais importantes deuses da Grécia Antiga, sendo conhecido como deus do Sol, das artes, da música, da profecia, medicina etc. Era filho de Zeus com Leto e era conhecido por sua beleza e por ser um exímio arqueiro. Apolo também tocava lira e foi aquele quem matou a serpente Píton.
Vulcano