O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.
Os distúrbios metabólicos hipercalemia e hipomagnesia são comuns no diagnóstico de morte encefálica, sendo fatores que levam a arritmias cárdicas. Para prevenção dessa condição são necessários cuidados de enfermagem na monitoração e controle do equilíbrio hidroeletrolíticos 8.
Os procedimentos para a determinação da morte encefálica devem ser iniciados em todos os pacientes que apresentarem os seguintes pré-requisitos:
A morte encefálica é reversível? Não. A pessoa com morte cerebral é considerada legalmente morta, e os aparelhos que mantêm a respiração e os batimentos cardíacos serão desligados caso o paciente não seja doador.
O diagnóstico de morte encefálica deve basear-se (1) na ausência de funções cerebrais, incluindo aquelas do tronco cerebral (podendo, porém, estar presentes funções mediadas pela medula espinhal) e (2) na irreversibilidade deste estado pelo menos 6 horas após sua constatação inicial.