crossorigin="anonymous">
Gases ou flatos não são produzidos pelo nosso organismo e sim pelas bactérias do intestino que fermentam as fezes e produzem gases. Quando em excesso, principalmente em pacientes constipados pode causar certo desconforto e ter nauseas e vomitos.
A maior parte deles é produzida no intestino por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados por bactérias que normalmente ali residem. Esse processo é responsável pela maior produção e liberação de gases.
Os gases são formados a partir da digestão dos alimentos ingeridos. Eles são fermentados quando absorvidos pelas bactérias da flora intestinal para serem posteriormente liberados. A quantidade de gases que um indivíduo possui no intestino varia entre 100 e 200ml e o número de eliminações diárias é de cerca de 20 vezes.
A maior parte dos gases que formam o pum, como nitrogênio e hidrogênio, entra pela boca ao ser engolida durante as refeições ou quando falamos. Esses gases percorrem o tubo digestivo e parte deles é absorvida pelo organismo. O resto chega ao intestino, onde vai engrossar o traque.
7 Benefícios surpreendentes que “Peidar sem medo” traz para nossa vida
- sempre que sentir estar com gases, deite-se de barriga para cima e faça uma massagem em movimento circular em todo o seu abdômen. Em seguida, segure suas pernas e estique-as. Depois, dobre-as sobre a barriga. Essa pressão das pernas sobre a barriga ajuda a eliminar os gases que causam desconforto.