A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão. ... O cromossomo é a cromatina "enrolada" sobre si mesma, tomando a forma espiralizada e condensada, quando a célula entra em divisão.
Para isso, o processo de empacotamento do DNA na formação dos cromossomos conta com 04 etapas: 1) Formação dos nucleossomos: nesta primeira etapa a dupla hélice do DNA se enrola na estrutura das Histonas que são proteínas presentes na região do núcleo celular tendo relevante papel na regulação dos genes.
Estas histonas se ligam formando um cerne protéico, em volta do qual a dupla fita de DNA dá quase duas voltas completas. A molécula de DNA do fio cromossômicoenrola-se, a intervalos regulares, sobre grânulos formados por moléculas de proteína. Esses grânulos protéicos envolvidos por DNA constituem o nucleossomo.
Pontos Principais. A replicação do DNA é semiconservativa. Cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar.
A estrutura de DNA sugerida por Watson e Crick possui duas fitas de nucleotídeos que dispostas lado a lado e ficam torcidas na forma de dupla hélice, formando uma estrutura em espiral. ... A presença de milhares de ligações de hidrogênio na molécula de DNA contribui para a estabilidade da dupla hélice.
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.