A leitora Adriana Avelar fez uma pergunta interessante: o correto é BOTAR ou COLOCAR? Bom, pessoal, é o seguinte: os dois verbos são aceitos. Ambos possuem vários sentidos, mas o mais usado para eles é o de “deixar algo em algum lugar”. Aqui também cabe o verbo “pôr”.
Indicativo
Significado de Botar verbo bitransitivo Tirar de um lugar e colocar em outro; estabelecer nesse lugar; colocar: botar a bola sobre a mesa.
O sujeito dos verbos da letra A é "Aqueles poucos atores e escritores".
Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
Sujeito e Predicado
O predicado é termo da oração que se refere diretamente ao sujeito, apresentando informações sobre este, e também possui um elemento principal (núcleo), sendo classificado de acordo com estes núcleos em três tipos: predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal.
Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.
Eles foram cautelosos. Na primeira oração temos um predicado verbal “estudaram para o simulado”, no qual o núcleo é o verbo nocional “estudaram”. Já na segunda oração o núcleo do predicado é um nome “cautelosos” conectado por um verbo de ligação (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, é um predicado nominal. Veja mais!
Uma oração é dividida em duas partes: sujeito e predicado. Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal.
Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências.