Na escola tradicional o professor detém o saber. ... Já na escola nova, o professor é apenas um facilitador da aprendizagem, pois as escolhas dos conteúdos giram em torno dos interesses infantis, o conteúdo que é objeto de aprendizagem precisa ser compreendido, não decorado.
1.
A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX . O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais.
As principais críticas estão em não resolver o problema da sociedade em acabar com a desigualdade social e a descentralização do professor. ... Na escola nova, o professor deixou de ser o centro e o aluno passou a ser o centro.
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
A ilusão da "lei do respeito" A justificativa, dizem os legisladores, é garantir que crianças e jovens finalmente respeitem - ainda que por força de lei - seus professores. ... Sem diálogo, não há coerção que faça com que a posição do professor seja legitimada.
Verificado por especialistas As experiências escolanovistas e a crítica desmedida ao método de ensino tradicional resultaram num impacto negativo no desenvolvimento da educação brasileira porque buscou-se uma renovação extremamente abrupta.
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação.
Pedagogia. O fim mais importante da Escola Ativa era o impulso espiritual da criança e o desenvolvimento da autonomia moral do educando. ... A autonomia dos alunos tem, na sua obra, o ponto fulcral.
Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional, em fins do século XIX, no continente europeu e nos Estados Unidos.
É preciso incentivar a participação dos alunos para que eles aproveitem melhor as aulas e a compreendam a disciplina. ... Por isso, é ainda mais importante que o professor tente envolver e chamar o aluno para participar do processo de ensino-aprendizado.
6 dicas para incentivar os alunos a estudar
Unir pessoas com ideias diferentes para construir algo em conjunto é uma boa maneira de motivar os alunos que podem aprender com a troca de experiências com seus colegas e refletir sobre o que está sendo ensinado em sala de aula.
O hábito da leitura é uma ótima maneira de estimular o aprendizado e desenvolvimento infantil e, de quebra, proporcionar deliciosos momentos em família!...A educação do século XXI: ensinando os pequenos da Geração Alpha
6 dicas de projetos para melhorar a aprendizagem dos alunos