Em um recipiente de plástico com capacidade para 8 litros ou mais coloque 2 litros de água morna. Em seguida acrescente aos poucos cerca de 500 gramas de soda cáustica. Misture com uma espátula de cabo longo de plástico ou madeira. Após dissolver totalmente despeje devagar no vaso sanitário.
Dissolva uma medida de soda cáustica para duas de água e despeje ela na caixa de gordura, variando a quantidade da mistura pro tamanho do espaço. Deixe ela fazer a sua função por alguns minutos e depois enxágue a caixa de gordura. Caso não tenha retirado tudo, faça novamente.
Raspe a gordura e retire-a com uma pá ou até mesmo com uma peneira, que depois deve ser inutilizada. Recolha o material e coloque-o em um saco plástico que seja resistente. Após, descarte-o no lixo comum. Um erro muito frequente, e que pode trazer ainda mais problemas, é o descarte do resíduo no vaso sanitário.
Como informamos, em condomínios com caixas individuais, é possível realizar a limpeza manualmente. Geralmente, as caixas de gordura simples precisam ser limpas a mão. Para isso, basta abrir a tampa da caixa e com a ajuda de luvas retirar toda a gordura e colocar em um saco plástico para ser jogada no lixo.
A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água.
5 dicas valiosas para manter a fossa funcionando bem
Cheiro de esgoto: Como eliminar em passos simples
Dica rápida para retirar o cheiro de esgoto da cozinha
1– Misture 300 ml de água morna com 100 g de bicarbonato de sódio e 100 ml de vinagre. Mexa muito bem e jogue na pia. Fazer isso irá resolver o seu problema com o mau cheiro, neutralizando-o e ajudando a manter o cano limpo. 2 – Você também pode tentar usar fermento de padeiro dissolvido em água.