Tratamento. As infecções por clamídia em geral são tratadas com antibióticos da categoria das tetraciclinas. A administração oral de doxiciclina na dose de 5 a 10 mg/kg duas vezes ao dia por 3 a 4 semanas resulta em resolução clínica na maioria dos gatos.
A cinomose nos gatos provoca depressão, anorexia, vómitos e febre alta. A desidratação severa aparece como consequência destes sintomas. Costuma ocorrer com diarreias e em certas ocasiões apresentam melenas e icterícia.
KA: "Sim, a cinomose tem cura e animais que contraíram a doença podem ser tratados através da terapia de suporte com antivirais, vitaminas e suplementos, acupuntura e fisioterapia. O tempo de tratamento varia muito de animal para animal de acordo com a rapidez da resposta ao tratamento de cada organismo".
Quando se depara com um caso de cinomose (suspeita) recomenda-se o tratamento sintomático, e quando atinge o sistema nervoso central, indica-se uso de vitaminas e medicamentos específicos que ajudam na resposta do organismo as lesões do vírus.
O sistema nervoso central (SNC) e os tecidos epiteliais são infectados aproximadamente 8 a 9 dias após a infecção inicial. O grau da doença clínica e os tecidos envolvidos variam dependendo da cepa do vírus e do estado imunológico do hospedeiro.
Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.
A sequela mais comum da cinomose é a mioclonia, que são espasmos ou tremores involuntários dos músculos. As contrações permanecem até o final da vida do pet, mas podem ser amenizadas com terapias como acupuntura, ozonioterapia, reiki, entre outras.
O vilão da cinomose é um vírus transmitido pelo ar ou por meio secreções de outro animal infectado.
A cinomose é causada por um vírus cuja transmissão ocorre principalmente pelo ar. Outras formas recorrentes de contágio são por meio do contato com as secreções nasais de animais doentes, assim como pelo uso de objetos contaminados, como comedouros e bebedouros.
A cinomose, doença responsável por atingir principalmente cães filhotes, é uma virose resistente que sobrevive por muito tempo em locais secos e frios, chegando a resistir até um mês em locais quentes e úmidos.
A melhor solução ainda é a prevenção, ou seja, vacinar corretamente. – Os cãezinhos podem ser vacinados a partir de 6 semanas de vida, mas esta indicação deve ser feita pelo Médico Veterinário. – Antes de vacinar contra a cinomose, não saia com o filhote para passear nem deixe que ele brinque com outros animais.