Exemplos
O número de elétrons nas eletrosferas passa a ser maior do que o número de prótons no interior do núcleo. Nesse caso, a força de atração exercida pelo núcleo é superada pela força de repulsão entre os elétrons presentes nas eletrosferas O resultado é um aumento do raio do átomo.
O raio iônico é medido em picómetros { 1 pm=10−12 m ou ångström ( 1 Å=10−10 m )}, e como o raio atômico, é a distância entre o centro do núcleo do átomo até o elétron estável mais afastado do mesmo, porém não fazendo referência a um átomo, mas ao seu íon (cátion ou ânion), visto que o ganho ou a perda de elétrons são ...
O raio atômico é muito influenciado pela atração promovida pelos prótons do núcleo sobre os elétrons presentes nos orbitais (nos níveis), por isso, quanto maior o número de prótons, maior é a atração sobre os elétrons. Essa atração será ainda maior se o número de níveis do átomo for pequeno.
Al - Alumínio
227 pm
Raio hidratado é formado quando o íon atrai moléculas de água em torno de si. Quanto menor for o íon, maior será o seu raio iônico hidratado. O Alumínio tem maior raio hidratado, pois seu raio atômico é menor.
Sabendo disto, o raio atômico é considerado uma propriedade periódica, pois o valor muda em função do número atômico de cada elemento, toda característica de um elemento químico que muda de acordo com o número atômico é considerado uma propriedade periódica.
O iodo apresenta raio atômico menor do que o cloro.
A energia reticular associada ao LiF(s) pode ser expressa através da equação: LiF(s) → Li+(g) + F-(g) ΔHf = U....Li+(g) + F-(g) → LiF(s) ΔHf = - U LiF
A estabilidade adicional que acompanha a formação da rede cristalina é medida como entalpia de rede. ... A entalpia da rede depende diretamente do tamanho das cargas e inversamente na distância entre os íons.
Para saber identificar o potencial de ionização basta observar a tabela periódica. É possível defini-la de acordo com a posição dos elementos químicos quanto a família ou ao período. 1. Na mesma família: na mesma família, a energia de ionização aumenta no sentido de baixo para cima.
Isso significa que os maiores valores para a energia de ionização são dos elementos situados próximos ao Hélio, ou seja, na parte superior à direita da Tabela Periódica. Por outro lado, os menores valores são dos elementos situados próximos ao césio, na parte inferior à esquerda da Tabela Periódica.