crossorigin="anonymous">
Por exemplo, para obter o endereço IP 89, a versão binária é
Para converter um número decimal em hexadecimal realiza-se a divisão sucessiva por 16 (base do sistema hexadecimal), semelhante à conversão de decimal para binário. O resultado é lido da direita para a esquerda a partir do último quociente.
Assim, é preciso fazer a soma por colunas e pensar nos valores decimais dos dígitos. Depois, se a soma for menor que 15, em decimal, escreva o valor em hexadecimal. Se a soma dos dígitos for superior a 15, subtraia 16 do resultado, escreva o número hexadecimal e crie um carry na próxima coluna.
O código Hexadecimal para cores consiste em seis letras ou números precedidos do “#” e seus números significam: Os dois primeiros elementos representam a intensidade de vermelho; O terceiro e quarto elementos representam a intensidade de verde; Os dois últimos a intensidade de azul.
Após estudar o sistema binário de numeração, Rubens criou um sistema de numeração posicional hexadecimal, que inclui os 10 algarismos decimais e as 6 letras de seu nome.
O sistema hexadecimal é um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, portanto empregando 16 símbolos. , dois dígitos hexadecimais correspondem exactamente —permitem representar a mesma linha de inteiros— a um byte.
Bit é a sigla para Binary Digit, que em português significa dígito binário, ou seja, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. É geralmente usada na computação e teoria da informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, como 0 ou 1.
O bit é uma unidade binária - ou seja, pode ter apenas dois valores, zero ou um - que serve de base para o armazenamento e processamento de informações em um computador. Tudo o que existe no seu computador ou na internet é formado por um número determinado de bits.
O bit corresponde aos valores de 0 e 1. Juntando 8 bits, temos 1 byte. Portanto, 1 byte é oito vezes maior que 1 bit.
O termo Bit, que é proveniente das palavras dígito binário, ou “BInary digiT”, é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na computação e informática. Um bit tem um único valor, zero ou um , verdadeiro ou falso, ou neste contexto quaisquer dois valores mutuamente exclusivos.
Têm o mesmo nome das unidades do SI, embora sejam múltiplos de 1024 (210) no lugar de 1000 (10³).