39), há três tipos de aprendizagem significativa: a aprendizagem representacional, a aprendizagem conceitual e a aprendizagem proposicional. Refere-se ao significado de palavras e símbolos unitários. Esse tipo de aprendizagem constitui o tipo básico de aprendizagem da espécie humana.
O princípio de Ausubel da diferenciação progressiva estabelece que a aprendizagem significativa é um processo contínuo, no qual novos conceitos adquirem maior significado à medida que são alcançadas novas relações (ligações preposicionais).
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
O ensino, reforço, não é a finalidade do processo educativo maso meio pelo qual a aprendizagem do aluno é favorecida. ... É importante reiterar que a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa interação énão-literal e não-arbitrária.
A reconciliação integradora, ou integrativa, é um processo da dinâmica da estrutura cognitiva, simultâneo ao da diferenciação progressiva, que consiste em eliminar diferenças aparentes, resolver inconsistências, integrar significados, fazer superordenações.
Organizadores prévios são propostos como um recurso instrucional potencialmente facilitador da aprendizagem significativa, no sentido de servirem de pontes cognitivas entre novos conhecimentos e aqueles já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz.
A Aprendizagem Mecânica ocorre com a incorpo- ração de um conhecimento novo de forma arbitrária, ou seja, o aluno precisa aprender sem entender do que se trata ou compreender o significado do porquê.
Diante o exposto, a Aprendizagem Significativa é um processo de ensino-aprendizagem, em que o aluno como ser biopsicos- social e participante deste processo, apresenta motivação de aprender, assim, compreende, reflete e atribui novos conceitos, partindo de conhecimentos e experiências prévias, modificando os ...
O nosso principal papel como professores na promoção de uma aprendizagem significativa é desafiar os conceitos já aprendidos, para que eles se reconstruam mais ampliados e consistentes, tornando-se, assim, mais inclusivos em relação a novos conceitos. ... O papel docente de desafiar deve ser insistentemente aperfeiçoado.
A aprendizagem memorística consiste em ir acumulando na memória novos conteúdos, sem que estes fiquem vinculados aos velhos conhecimentos através da significação.
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
Aprendizagem é o processo pelo qual se adquire, assimila e transforma conhecimentos, habilidades, competências, comportamentos e valores. Ocorre a partir do estudo ou da experiência própria ou transmitida por alguém, como acontece nas instituições de ensino.
A aprendizagem organizacional é o conhecimento adquirido para o desenvolvimento profissional de modo formal e informal. É claro que os treinamentos e capacitações são importantes e agregam conhecimento e desenvolvem os colaboradores. Contudo, experiências fora desse contexto contam tanto quanto.
A aprendizagem baseada em problemas é um método de ensino que recomenda a realização de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real. Essa estratégia faz parte das metodologia ativa, pois o protagonista na aula passa a ser o aluno.
A aprendizagem passiva é aquela realizada por meio da aprendizagem pela leitura ou pela escuta. Por meio dela, você absorve informações sem tê-las usado na prática.
More videos on YouTube
O termo Aprendizagem Colaborativa refere-se a um método de instrução onde os alunos em vários níveis de desempenho trabalham juntos em pequenos grupos para um objetivo comum. ... Já o termo Aprendizagem Ativa está ligado à centralidade do aprendizado, pois é o aluno que ativamente faz o aprendizado acontecer.
A expressão “aprendizado colaborativo” refere-se a um método de instrução/aprendizagem no qual os estudantes trabalham juntos, em pequenos grupos, em torno de um objetivo comum. Os alunos são responsáveis pelo aprendizado uns dos outros, de modo que o sucesso de um ajuda no sucesso dos outros (Gokhale, 1995).
Na aprendizagem cooperativa, os alunos trabalham em duplas ou grupos, porém o professor é quem controla o que o grupo faz; já na aprendizagem colaborativa, os alunos do grupo são os que têm quase que inteiramente para si a responsabilidade pela tarefa.
Neste contexto, as Redes Colaborativas são definidas como um conjunto intra ou inter-organizacionais com um objetivo em comum, obtendo soluções coletivas.