VÍNCULOS DE PRIMEIRA ORDEM (APOIO SIMPLES ou APOIO DO 1º GÊNERO): São aqueles que impedem deslocamento somente em uma direção, produzindo reações equivalentes a uma força com linha de ação conhecida.
Apoios: Móvel, Fixo e Engaste.
Estruturas. “Vínculos Estruturais” Resistência dos Materiai Resistência dos Materiais Denominamos vínculos ou apoios os elementos de construção que impedem os movimentos de uma estrutura. 3. “Vínculos Estruturais” Nas estruturas planas, podemos classificá-los em 3 tipos.
Para calcular os valores das reações dos apoios, devemos fazer o diagrama de corpo livre para visualizar melhor as forças de reação que estão atundo no apoios A e B. Por tratar-se de apoio simples, devemos lembrar que haverá restrição apenas na direção vertical.
As Reações de Apoio são responsáveis pelo vínculo da estrutura ao solo ou a outras partes da mesma, de modo a ficar assegurada sua imobilidade, a menos dos pequenos deslocamentos devidos às deformações. Classificação: Nos sistemas planos, existem três tipos de movimentos.
Tais esforços serão denominados de N.
Calculo de Treliças
A treliça é isostática e composta quando for formada por duas treliças simples ligadas por 3 barras não simultaneamente concorrentes ou paralelas, ou por um nó e uma barra sendo que esta barra não concorre no nó citado.
Onde utilizar as treliças? Você deve utilizar as treliças em grandes obras, como pontes, edifícios e outras construções de maior porte. Além disso, o ideal é utilizá-la quando houver uma grande distância entre as estruturas ou quando procurar construir um material mais leve.
O método Ritter apresenta vantagens na análise de uma treliça, pois ele permite saber o valor dos esforços em uma determinada barra, sem que seja necessário calcular o sistema estrutural por inteiro. Ele possui as seguintes etapas: 1) Numerar as barras afim de identificá-las no cálculo.
Inicia-se o cálculo dos esforços pelo nó A, que juntamente com o nó B é o que possui o menor número de incógnitas. Determinada a força F2, o nó que se torna mais simples para prosseguir os cálculos é o nó C. kN Para determinar a força normal na barra 5, utiliza-se o nó B.
Treliça Laje H8 R$. 41,00 m2 Laje H8 (treliça + Isopor) R$. 13,00 o metro linear do trilho H8 (ferragem 6mmx4.
A diferença entre a laje nervurada treliçada H8 da laje nervurada treliçada H12 ou H16, é a altura do fio da vigota treliçada, porém as informações mais importantes são, a carga por m² que será submetida a laje e o comprimento do vão.
Quem mora em apartamento precisa descobrir quanto peso a laje agüenta por metro quadrado. "Por norma, esse valor é de, no mínimo, 150 kg/m2.