Consequências para a saúde - Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras ...
Para ser considerado fisicamente ativo a recomendação é de pelo menos 150 minutos semanais (por exemplo, 30 minutos , 5 vezes por semana) de atividade física leve a moderada. Por atividade leve a moderada, podemos citar a caminhada num ritmo que torne a respiração mais ofegante, ou uma pedalada leve.
Exercícios simples e sugestões para se livrar do sedentarismo
Ao mesmo passo que os avanços tecnológicos, acompanhados de fatores como o crescimento da violência urbana, contribuíram de maneira determinante para a expansão do sedentarismo, a evolução de smartphones e outros dispositivos móveis propiciaram o surgimento de aplicativos e ferramentas focados em saúde, com funções ...
Quando se fala em atividade física, a tecnologia também tem seu papel fundamental. Por meio de sensores integrados e dados conectados é possível mensurar os hábitos diários do seu usuário, 24 horas por dia, e indicar o seu estado de saúde baseado em sua rotina.
Tecnologias vestíveis: pulseiras, relógios, tênis e roupas capazes de indicar informações de desempenho. Smartphone: uma série de aplicativos móveis ajudam no incentivo, monitoramento e organização dos treinos. Frequencímetro: utilizado em atividades aeróbicas para medir batimentos cardíacos e suas variações.
Em algumas modalidades de ensino, como a Educação Especial, as tecnologias facilitam a aprendizagem e a inclusão social dos deficientes, possibilitando uma educação integral e muitas vezes sanando sua necessidade física por meio de aparelhos tecnológicos e programas adequados.
Assim, os sensores em contato direto ou indireto com o corpo, por meio do colchão ou travesseiro, inferem o período de sono com base na redução nos movimentos. Já os aplicativos de Smartphone usam o acelerômetro do aparelho, que detecta indiretamente os movimentos na cama.
A tecnologia também teve um grande impacto nos últimos anos nas formas de treinar, preparar e analisar os jogadores. ... Seja através do uso da tecnologia para reduzir os erros da arbitragem, ou para treinar ou analisar as performances dos jogadores, é um fato que a tecnologia já está mudando o mundo do futebol.
Talvez a forma mais primitiva do auxílio da tecnologia dentro do campo de jogo, a comunicação é, hoje, imprescindível para que o andamento da partida corra de maneira melhor. O árbitro principal, os auxiliares e o quarto árbitro (e, agora, o VAR) utilizam de um mesmo sistema para conversarem entre si por meio do rádio.
Robótica: estão sendo criados robôs para simular a ação e movimentos de esportes como tênis, golfe, beisebol, possibilitando treinar com tais equipamentos. Até no futebol estão sendo criados máquinas de bola que atiram bolas de diversas formas, variando altura, força e efeito, tudo controlado por um software.
5 tecnologias que modernizaram o futebol [vídeo]
5 tecnologias que mudaram o esporte nos últimos anos