a) Coloque o multímetro na escala mais baixas de tensões contínuas (DC volts). b) Encoste as pontas de prova do multímetro nos terminais da pilha, respeitando a polaridade.
Como saber qual é a pilha carregada sem testar uma a uma? Existe um truque muito simples e que parece lenda urbana: se você jogar uma pilha gasta e uma nova de uma altura de alguns centímetros do chão, a que quicar mais alto no chão será a pilha antiga e a que não pular muito é a nova.
Deixe a bateria descansar por 1 hora e volte a repetir todo o processo. Faça isso 3 vezes e na última vez que descarregar as baterias, deixe-as descansar por 1 dia. Depois recerregue normalmente e use-as como de costume. Elas devem ter voltado a pelo menos 80% da capacidade máxima de carga.
É verdade que dá para recarregar pilhas usadas colocando-as no congelador? Não! Esse macete caseiro rende, no máximo, alguns minutos de sobrevida às pilhas. Elas funcionam convertendo energia química em energia elétrica, pela reação entre duas substâncias: zinco e cloreto de amônio.
As melhores pilhas recarregáveis no Brasil são:
Member. Como disseram, prefira alcalinas. Em relação a recarregáveis, Prefira uma de marca confiável como SONY entre outras de "marca" com no mínimo 2500 mAh, se não me engano o máximo no mercado é de 2900mAh, então cuidado com falsificações.
Tecnologia Duralock – Pilhas novas por até 10 anos A maioria das pilhas perde energia lentamente ao longo do tempo, mesmo fora de uso. Mas a tecnologia Duralock mantém as pilhas não utilizadas novas e carregadas por até dez anos, se estas forem armazenadas em temperatura ambiente.
Uma Pilha AAA ou Pilha 3 As é um padrão de pilha seca usado geralmente por dispositivos que consomem baixa energia. Também adota a nomenclatura "R03" pela Comissão Eletrotécnica Internacional e 18.