Foi formada quando as unidades aéreas do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil foram unificadas em uma única força militar, inicialmente chamada "Força Aérea Nacional". ... O Ministério da Aeronáutica foi criado em 20 de janeiro de 1941, e absorveu as antigas aviações do Exército e da Marinha sob seu comando.
Na tradição do Exército Brasileiro considera-se o dia 19 de abril de 1648 como aquele em que simbolicamente foram constituídas as raízes da mais antiga das três forças armadas nacionais. ... Na prática, a história do Exército brasileiro tem início, assim como a história da Marinha, com a independência do país.
A Constituição estabelece claramente que as Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, se destinam à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem.
Exército Brasileiro
- 1º-Tenente - 3 (três) anos; - Capitão - 4 (quatro) anos; - Major - 3 (três) anos; - Tenente-Coronel - 3 (três) anos.
Atualmente existem quinze cargos de general-de-exército no Exército Brasileiro, além de um cargo no Ministério da Defesa. Eventualmente, quando cabe ao Exército o Comando da Escola Superior de Guerra, o cargo é exercido por um general-de-exército que também tem assento no ACE.