EQST

Como So Classificadas As Reaçes De Biotransformaço?

Como são classificadas as reações de biotransformação?

As reações químicas da biotransformação enzimática são classificadas como reações de: Fase I e Fase II. Reações de Fase I do Metabolismo: Convertem o fármaco original em um metabólito mais polar através de reações de oxidação, redução ou hidrólise.

Qual a importância da fase 2 da biotransformação?

Para a maior parte dos fármacos, a biotransformação ocorre em duas fases. As reações da fase I compreendem a formação de um grupo funcional novo, modificado ou clivagem. ... Na fase II, as reações envolvem a conjugação com substâncias endógenas e são sintéticas.

Quais as possíveis consequências da biotransformação em uma substância química?

Embora o processo de biotransformação tenha por função facilitar a excreção de compostos lipofílicos, muitas vezes esse processamento traz certos efeitos à molécula referida já que houve uma modificação química na estrutura desta, que podem eventualmente levar a sérias consequências biológicas relevantes, sendo: ...

Como ocorre a biotransformação hepática de xenobióticos?

Esses mecanismos de biotransformação podem dividir-se em duas fases, que dependem de distintos processos bioquímicos: fase I e fase II. A fase I biotransforma os xenobióticos convertendo-os em substratos das enzimas da fase II, ao mesmo tempo em que os tornam mais hidrófilos.

Como ocorre a biotransformação?

Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.

Quais os 4 objetivos da farmacologia explique cada uma delas?

Principais objetivos da farmacologia: - Composição física e química dos fármacos; - Absorção dos fármacos pelo organismo; - Ação dos fármacos no combate de determinadas doenças; ... - Excreção dos remédios pelo organismo.

Como funciona a farmacocinética?

A Farmacocinética é a área da Farmácia que estuda o caminho que o medicamento percorre e o impacto causado por ele no corpo humano. A análise é importante para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma segura, no que se refere às quantidades, doses, administração e avaliação de possíveis efeitos colaterais.

O que a farmacocinética estuda?

A farmacocinética estuda a atividade do antimicrobiano no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos.

O que é o processo de absorção em farmacocinética?

Absorção é a transferência de um fármaco do seu local de administração para a corrente sanguínea. A velocidade e a eficiência da absorção dependem do ambiente onde o fármaco é absorvido, das suas características químicas e da via de administração (o que influencia sua biodisponibilidade) (WHALEN et al., 2016).

Qual a importância do estudo da farmacocinética?

A farmacodinâmica é o estudo do mecanismo de ação dos fármacos em geral, enquanto que a farmacocinética avalia os efeitos que o corpo faz com o fármaco, dentre eles, os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Qual a importância da biodisponibilidade?

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

O que pode influenciar na absorção dos fármacos?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Qual o papel da membrana plasmática na absorção dos fármacos?

Como a membrana celular é lipoide, os fármacos solúveis em lipídios difundem-se de modo mais rápido. As moléculas menores tendem a penetrar pelas membranas mais rapidamente que as maiores. A maior parte dos fármacos é um ácido ou uma base orgânica, ocorrendo sob formas ionizadas ou não ionizadas em um ambiente aquoso.

Quanto tempo para absorção um medicamento?

Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.

Qual remédio faz efeito mais rápido comprimido ou líquido?

Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo nosso organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.

Qual a diferença entre dipirona gotas e comprimido?

Os medicamentes na forma de gotas são feitos dessa forma pois não perdem a sua conformação no estomago ou intestinos, sendo absorvido em qualquer parte do trato digestivo. Já os medicamentos em capsulas só são bem absorvidos nos intestinos, a capsula visa justamente proteger o fármaco dos ácidos estomacais.

O que é melhor cápsula ou comprimido?

A diferença entre o comprimido e a cápsula é quanto a composição do envoltório, aumentando o tempo de liberação do medicamento no organismo, uma vez que por serem de material gelatinoso (com algumas diferenças quanto as proporções, de cada medicamento em questão).

Pode colocar o remédio para dissolver na água?

Dissolver e mastigar Porém, as práticas não são aconselhadas pelos médicos. Segundo o clínico geral, pode haver perda da medicação quando ela é diluída em água e a pessoa ainda corre o risco de ficar com gosto ruim na boca.