1-O ovo amniótico é aquele que possui a vesícula amniótica, uma bolsa de água que protege o embrião contra desidratação e variações bruscas de temperatura. Aparecendo pela primeira vez nos répteis é uma aquisição muito importante pois permite a total independência do meio aquático para a reprodução.
Os primeiros animais a desenvolverem essa estrutura foram os répteis. A principal importância do surgimento do ovo amniótico para a evolução dos animais foi que ele possibilitou uma maior independência do meio aquático para que os animais conseguissem se reproduzir.
O ovo desses animais possui uma casca grossa que impede o dessecamento do embrião. No entanto, a casca é porosa, permitindo a troca gasosa entre o embrião e o meio externo.
Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.
O ovo impermeável é uma das características que tornaram a reprodução dos répteis independente da água,permitindo aos representantes desse grupo ocuparem ambientes onde anfíbios não conseguiriam sobreviver.
Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistarem a independência do ambiente aquático. Várias características relacionadas à reprodução e respiração desses animais permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre.
Reprodução. A maior parte dos répteis são ovíparos. Apenas algumas cobras e lagartos são ovovivíparas. Apresentam fecundação interna, onde o macho introduz os espermatozoides no interior do corpo da fêmea.
Quando chega a época da reprodução, na primavera, os machos de jabuti-piranga brigam entre si e competem pelas fêmeas. O macho transfere o sêmen para dentro do corpo da fêmea, montando sobre ela, pelas costas. Depois a fêmea procura um local adequado e cava um buraco para depositar de de 10 a 15 ovos.
Segundo ela, os jabutis podem seguir o dono – vagarosamente, é claro – dentro de casa e até olhar na direção dele, quando ouvem sua voz. “São movimentos muito sutis, mas são perceptíveis”, afirma. Os maiores problemas que esses animais enfrentam estão ligados às doenças nutricionais, por erros alimentares no cativeiro.
O acasalamento ocorre no oceano, em águas profundas ou costeiras, por vezes próximas às áreas de desova. Fêmea e macho se encontram e o namoro começa com algumas mordidas no pescoço e nos ombros. ... Os machos brigam pela oportunidade da cópula, mas uma mesma fêmea pode ser fecundada por vários deles.
Alguns exemplos disso é quando estão, por exemplo, com uma infecção respiratória, é comum ouvirmos um som emitido ao respirar. Durante o acasalamento elas também costumam emitir gemidos agudos (é algo bastante sonoro, para dizer a verdade).
Sinais de gravidez na tartaruga Para saber se a sua tartaruga está grávida, vai precisar de recorrer a uma técnica de palpação para verificar assim se no seu interior há ovos. Para isso tem de apalpar o abdômen seguindo estes passos: Quando o fizer é normal que a tartaruga resista e não queira que você mexa.
A partir de que idade o jabuti é adulto? A partir dos seis anos eles já podem se reproduzir. Podem acasalar o ano todo, mas a desova das espécies nacionais normalmente ocorre entre agosto e novembro. A fêmea bota os ovos cerca de dois meses depois da cópula.
A fêmea do jabuti põe seus ovos em um ninho que escava na terra ou na areia. Em média, são três ovos, mas o número pode variar de um a nove. Ela pode desovar mais de uma vez no ano, algumas vezes após intervalos de 30 a 60 dias.
Testando sua tartaruga Um forma bem fácil de saber se sua Tartaruga está hibernando ou se morreu – infelizmente – é tocá-la. Mesmo ela estando dentro do casco, se ela estiver saudável e viva, irá se mexer.
Se ela estiver mole ou aparentando estar morta, você pode salvá-la: Coloque a tartaruga na sombra com a cabeça mais baixa que o corpo. Se possível, coloque um pano úmido sobre o casco. Ela pode demorar muitas horas para se recuperar.
oito meses
Uma forma de identificar se a tartaruga está em estado de hibernação ou faleceu é fazer o teste de tocá-la, pois se estiver viva e saudável, mesmo que dentro do casco, vai se mover ligeiramente. As tartarugas aquáticas quando hibernam tendem a ir para o fundo do aquário e ficar ali até o inverno passar.