Os cocos podem crescer em pares, cadeias ou aglomerados, dependendo de sua orientação e fixação durante a divisão celular. Ao contrário de muitas bactérias em forma de bacilo, a maioria das bactérias dos cocos não possui flagelos e não é móvel.
O que é pleomorfismo e quando acontece? São células geralmente arredondadas, mas podem ser ovoides ou achatadas em um dos lados quando estão aderidas a outras células, os cocos quando se dividem para se reproduzir se classificam de varias formas: Diplococos – são os que permanecem em pares após a divisão.
Com relação aos bastonetes, tal denominação se refere a bactérias que possuem formatos de bastão, as mesmas são conhecidas como bacilos e são agrupados de forma semelhante aos cocos, ou seja, um exemplo seria os diplobacilos que são organizados aos pares. Cocos são bactérias de forma esférica, ovoide ou arredondada.
Os bacilos são bactérias que apresentam formato de bastão. Quando nos referimos a estreptococos, estamos referindo-nos a um arranjo das bactérias do tipo cocos. Como é esse arranjo? a) Estreptococos são cocos organizados aos pares.
De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.