Um complemento nominal é um termo da oração que se une a um nome por meio de uma preposição para complementar o sentido desse nome, que pode ser um substantivo, advérbio ou adjetivo. ... E pode dar à oração valor de substantivo e essa oração é denominada como oração subordinada substantiva completiva nominal.
Complemento nominal é um termo que se liga a um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) completando seu sentido. ... No caso da oração em análise, o termo "a substancial" está completando o sentido de um adjetivo ("metido").
O complemento nominal vem ligado a um substantivo abstrato, adjetivo e advérbio sempre exigindo uma preposição. Ex: Sempre cauteloso com os amigos.
Resposta. Resposta: Explicação: Olá, tudo bem?
Tal verbo tem duas regências cultas, quando transitivo direto e indireto: ensina-se algo a alguém ou ensina-se alguém a (verbo no infinitivo) algo. Exemplos: – O professor conseguiu ensinar Matemática aos alunos. – O professor conseguiu ensinar o aluno a resolver problemas.
Gramática. Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si, é invariável e estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga. Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais.