EQST

Como Se Mede A Corrente Eltrica?

Como se mede a corrente elétrica?

O aparelho usado para medir o quão intensa é a corrente de um circuito, em amperes, é o amperímetro. Assim, liga-se o dispositivo ao circuito, em série. Pois ele irá registrar a quantidade de eletricidade que passar naquela parte do circuito.

Como medir a corrente de um resistor?

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

Como calcular a amperagem?

Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V). Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado é 30.

Como medir corrente contínua?

Mas é muito fácil, para medir corrente elétrica, coloque o multímetro na função DCmA ou DCA e interrompa a trilha ou fio do circuito que deseja medir a corrente.

Como medir corrente contínua com alicate amperímetro?

Medindo corrente contínua O circuíto elétrico deve ser desligado e aberto em um ponto e as pontas de prova conectadas uma em cada extremidade do condutor, após ter direcionado o indicador no máximo valor da escala de corrente contínua do equipamento. Após, ligar o circuíto e efetuar a medição.

Como medir 5V no Multimetro?

Se quiser medir a de 5V é só conectar o conector vermelho do multímetro à saída vermelha de 5V e o conector preto do multímetro à saída preta, ao lado da vermelha. Está aí um teste mais preciso de tensões.

Como medir 380V com o multimetro?

O importante é que esteja sempre de acima de 105 volts para tensão 110V, e acima de 205 volts para rede 220V. Observe que deixamos na escala 200V pois o aparelho consegue medir até 200V então ele medirá sem problemas. Na rede trifásica em 380V temos 380V entre as fases e 220V entre fase e neutro.

Qual escala usar no Multimetro?

Para ter uma precisão melhor na medição, alguns modelos de multímetro tem uma vasta escala de seleção, como por exemplo 200mV, 2V, 20V, 200V, 2mA, 20mA, 200mA e 20A.

Como medir tensão trifásica com multímetro?

Para você medir a corrente você deixará o multímetro em serie com a carga, no exemplo utilizamos uma lâmpada para realizar a medição da corrente. Então temos uma lâmpada com a tensão alternada de 127V tendo uma potência de 60 watts através do aparelho em série ele dará o resultado de 0.

Qual a escala de continuidade no Multimetro?

Ao olhar para o multímetro quando as ponteiras não estiverem se tocando, você notará que a leitura indica infinito ou OL. Encoste as pontas uma na outra e a leitura mudará para zero. Se o equipamento possuir um sinal sonoro de alerta, ele será ativado quando as ponteiras estiverem se tocando.

Como obter 220V Trifasico?

Percebe-se que cada tensão tem outro valor associado a ele. Por exemplo, na tensão 127/220V o valor 127 é obtido quando se mede a tensão entre fases R e o neutro; o valor 220V é obtido quando se mede a tensão entre R e S. Ou seja, o segundo valor é a tensão da linha da rede trifásica dividido pelo raiz de 3.

Como testar um capacitor com multímetro?

Para testar se o capacitor está em curto, coloque o multímetro na escala de 2KΩ e meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar então verifique o valor obtido.

Como medir a tensão de um circuito?

Para medir a diferença de potencial entre dois pontos num circuito, basta tocar nesses dois pontos com os dois terminais do voltímetro. Para usar um multímetro como voltímetro, roda-se o botão para a posição de voltagem contínua e ligam-se os dois cabos de medição nas saídas idetinficadas por COM (comum) e V (volts).

Qual a fórmula para achar a tensão de saída?

A tensão de saída é igual à tensão de entrada vezes uma razão entre resistores: o resistor de baixo dividido pela soma dos resistores.

Como medir a tensão de uma fonte?

Bom vamos, lá pegue a ponta positiva do multímetro e conecte ao fio cinza, enquanto a negativa ao fio preto. Este fio é responsável por ligar a placa mãe, se ele estiver com uma tensão de 5V significa que sua fonte está funcionando.

Como saber quanto de fonte eu preciso?

Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.

Como medir a voltagem de uma fonte de notebook?

A luz da fonte do notebook começa a apagar e a acender e faz um barulho tipo de inseto e não mede corretamente pois a amperagem fica oscilando. Ponta fio preto (GND) do multimetro na parte de fora do plug e ponta fio vermelho no pino interno.

Como saber se a fonte vai aguentar?

Fazendo o cálculo da fonte

  1. Acesse o site Outervision Power Supply Calculator;
  2. Em “Motherboard” deixe a opção “Desktop”. ...
  3. Na parte “Video cards”, em “Select brand” escolha a marca da placa de vídeo e modelo dela abaixo. ...
  4. Em “Other Devices”, escolha a quantidade de dispositivos USB 2.

    Como saber se a fonte está aguentando a placa de vídeo?

    Para descobrir se uma fonte está "aguentando" ou não, é +/- fácil: Verifique as tensões, veja se não há muita variação nos valores. Eu aconselho a fazer isto manualmente, com um bom multímetro, pois nem sempre estes medidores "on-board" são confiáveis.

    Como saber qual é a potência da minha fonte?

    Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.

    Como descobrir o tipo de letra de uma imagem?

    A partir de uma imagem, é possível descobrir a fonte que foi usada com a ajuda do site WhatTheFont. Ele compara a fonte com uma biblioteca de letras salvas e consegue identificar várias alternativas. Vamos ao tutorial. Em primeiro lugar, acesse WhatTheFont no computador ou celular.