Resumindo, Kaizen significa mudança para melhor e é uma ferramenta utilizada para a melhoria contínua. ... Enfim, o objetivo é fazer pequenas mudanças, ao longo de um período de tempo, para criar melhorias dentro de uma companhia, que tenham impacto no futuro.
O 5S é um método Lean e uma das fundações do Kaizen. Ele consiste em 5 passos consecutivos que permitem que qualquer time organize seu ambiente de trabalho para a eficiência máxima de processo.
3 exemplos de empresas que implantaram os 5S
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO 5S. O 5S tem origem japonesa, são eles: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Essa é uma ferramenta que gera oportunidades de melhoria. Afinal, cria-se uma cultura de organização, onde tudo deve estar em seu devido lugar, possibilitando a redução de desperdício e otimização do tempo.
O 5S nos orienta para bom proveito e convívio com as novidades: como observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento e formação como pessoa, cidadão e profissional. Isso se faz no dia a dia, com Rotina 5S na vida pessoal, em empresas, escolas, famílias, comunidades e serviço público.
SEIKETSU (Senso de Asseio) Em uma frase significa: “Manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis à saúde” (Silva,1996). ... Como visto este senso busca condições favoráveis à integridade tanto física quanto mental dos trabalhadores.
Benefícios esperados: - Redução do desperdício; - Melhoria da produtividade; - Redução de acidentes.
Acompanhe as relações: Seiri (Utilização): Para aplicar a padronização é preciso reconhecer a utilização de cada objeto, documento ou arquivo. Além disso, relaciona-se com a manutenção de aparelhagens. Seiton (Organização): A padronização e a organização possuem 2 laços comuns.
SEIRI: senso de utilização. SEITON: senso de organização. SEISO: senso de limpeza. SEIKETSU: senso de padronização, asseio e arrumação.