Na verdade, a Alemanha foi dividida em dois países. Um a República Federal da Alemanha (capitalista) e o outro República Democrática Alemã (socialista). O muro dividia a cidade de Berlim ao meio e simbolizava a divisão do mundo em duas ideologias. São dois sistemas e duas realidades.
União Soviética
No contexto da Guerra Fria, houve a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos; segundo mundo: países socialistas; terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.
Durante a Guerra Fria os países eram classificados como: 1º mundo ( países capitalistas ricos; desenvolvidos) , 2º mundo ( países socialistas) e 3º mundo (países pobres).
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências.
Os mais conhecidos foram a Guerra da Coreia, Guerra do Afeganistão e Guerra do Vietnã.
Com intuito de proteger os territórios de suas influências e alcançar novas áreas para dispersar suas ideologias, as duas maiores superpotências (Estados Unidos e União das Repúblicas Soviéticas Socialistas) partiram para um crescimento militar de grandes precedentes, desencadeando a corrida armamentista.
A corrida espacial, iniciada em 1957, foi uma competição tecnológica, travada entre a União Soviética e os Estados Unidos pela conquista da órbita terrestre. O objetivo era desenvolver tecnologia que permitisse a construção da primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada à Lua.
A corrida espacial fez com que grandes somas fossem investidas em diversas tecnologias relacionadas com a exploração espacial, como as tecnologias de telecomunicação, computação e engenharia de materiais.