Para comprovarmos isso precisaremos da função horária do movimento uniformemente variado (MUV). Do MUV temos que: S = S0 + V0. t + a.t2. Nessa equação, S e S0 são, respectivamente, os espaços final e inicial; V0 é a velocidade inicial; “a” corresponde à aceleração e t é o tempo.
Para descobrir o tempo que foi gasto, temos que descobrir a velocidade primeiro. t= 4,03 segundos!! Lembrando que nessas formulas o "a" é de aceleração. Mas como é uma queda livre eu substituo por 9,8 que é a gravidade.
Desse modo, pode-se utilizar a expressão H=gt22 H = g t 2 2 : td=ts=v0g.
t = v0cosθ. t , podemos determinar o alcance a partir do valor da velocidade de lançamento e do ângulo. Sabemos que o tempo de subida ( ts ) é igual ao tempo de queda (tq), logo o tempo total desde o lançamento até a queda é tt = 2. ts.
O alcance será o máximo possível quando o ângulo de lançamento for igual a 45°. Como o ângulo é multiplicado por dois na equação do alcance, o seno calculado será o de 90°, que corresponde ao máximo valor de seno possível, assim o alcance será o máximo possível.
60 m
Qual foi a altura máxima atingida pela bola? 30 m.
5 metros
Para descobrir a altura máxima que um projétil pode alcançar, a partir da função que representa sua trajetória, basta calcular o valor máximo dessa função com relação ao eixo y, ou seja, a coordenada y do vértice. A altura máxima que esse projétil pode atingir é de 5 metros.
Tabelas trigonométricas
No círculo trigonométrico, o sinal da função tangente é positivo quando x pertence ao primeiro e terceiro quadrantes. Já no segundo e quarto quadrantes, o sinal é negativo.
“Uma função é denominada periódica caso exista um número real p > 0, tal que: f(x)=f(x+p). Com isso, o menor valor de p, que satisfaça essa igualdade, é chamado de período da função f”.
Uma função real de variável real é periódica se existir um número real p, tal que , qualquer que seja o valor de x pertencente ao domínio de . Ao menor número real positivo p que verifica a propriedade atrás referida chama-se período da função.