[ Biologia ] Anticorpo capaz de aglutinar os glóbulos vermelhos, aos quais se liga através do aglutinogénio .
Os aglutinogênios são glicoproteínas presentes na superfície das hemácias, nos sangues tipo A e B. As aglutininas são os anticorpos (anti-A, anti-B)que vão reconhecer os aglutinogênios. Essas moléculas estão presentes no soro sanguíneo.
Os aglutinogênios são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo, são antígenos encontrados nas hemáceas. E as aglutininas são anticorpos do plasma sanguíneo e estão presentes no plasma sanguíneo.
Resposta. uma delas localiza-se nas hemácias e é chamado de aglutinogênio, e a outra localiza-se no plasma sanguíneo e é chamado de aglutinina.
No plasma sanguíneo humano podem existir duas proteínas, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A e aglutinina anti-B. Se uma pessoa possui aglutinogênio A, não pode ter aglutinina anti-A, da mesma maneira, se possui aglutinogênio B, não pode ter aglutinina anti-B.
Por não possuir aglutinogênio (antígeno) em suas hemácias, o sangue tipo O é considerado o doador universal, podendo ser doado para pacientes com qualquer tipo sanguíneo. O sangue do tipo AB é denominado como receptor universal. Essa denominação é dada porque o sangue AB: a) não possui aglutinogênio.
Indivíduos do grupo sanguíneo O são considerados doadores universais, pois podem doar sangue para indivíduos de todos os outros grupos sanguíneos sem que haja aglutinação das hemácias. Isso acontece porque indivíduos do grupo O: a) apresentam aglutininas e aglutinogênios no seu sangue.
Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.
Pessoas com sangue do tipo O - podem doar sangue para pessoas de todos os outros tipos sanguíneos, A, B, AB, O. É o chamado doador universal.