Energia Mecânica
Tem mais depois da publicidade ;) A energia potencial elétrica entre duas cargas, sendo uma delas fixa, é calculada através da expressão: Epel = k.Q.q.[(1/d – 1/d') e quando d' é muito maior que d Epel = = k.Q.q/d.
Considerando que a força exigida para elevar um objeto é igual ao seu peso, a energia potencial gravitacional é igual ao seu peso (m x g) multiplicado pela altura h a que foi elevado.
Qual a energia cinética de uma pessoa com 60 kg e que está numa velocidade de 10 m/s? Assim, no instante considerado, a energia cinética do corpo é igual a 3000 J. Leia também sobre Energia.
Resposta. Aumenta, pois a energia potencial elétrica depende do inverso da distância entre as duas cargas. Você pode pensar que quanto mais próximas as cargas, mais fortemente elas interagem e, portanto, mais energia elas possuirão para realizar trabalho.
O potencial produzido por um sistema de duas cargas pontuais, Q e q , é nulo num ponto P (arbitrando potencial nulo a uma distância infinita das cargas). Isso implica que: A força sobre uma carga de prova no ponto P é nula. ... O trabalho necessário para trazer uma carga desde o infinito até o ponto P é nulo.
Como a carga elétrica positiva gera potenciais positivos e a carga negativa gera potenciais negativos, o potencial elétrico diminui da carga positiva para a negativa, isto é, no sentido da linha de força. Uma carga de prova q, abandonada a partir do repouso, passa a se deslocar sobre essa linha de força.
A relação entre essas duas grandezas é a seguinte: o potencial elétrico é igual à energia potencial elétrica por unidade de carga, ou seja, a quantidade de volts de uma certa região do espaço determina qual será a energia potencial elétrica para cada 1 C de carga elétrica de prova.
O trabalho da força elétrica é igual a zero.
Como a força elétrica é F = q.U, então podemos escrever q.E.d = q.U ou simplesmente: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em um caso no qual o campo elétrico é uniforme, essa equação relaciona a diferença de potencial elétrico entre duas superfícies equipotenciais, com distâncias entre elas.
Trabalho e energia são grandezas diretamente proporcionais. ... Trabalho Motor – Quando a força elétrica F desloca a carga de prova q no sentido da própria força. Trabalho Resistente – Quando é realizado um trabalho contra as forças do campo elétrico, ou seja, quando a força é contrária ao sentido do deslocamento do campo.
Trabalho motor é nome que se dá ao trabalho que é realizado a favor do movimento de um corpo, dotando-lhe de energia cinética. ... No trabalho motor, os vetores de força e deslocamento são paralelos (ângulo de 0º).
Quando o deslocamento acontece no mesmo sentido da componente da força que atua no deslocamento, o trabalho é motor. Ao contrário, quando ocorre em sentido contrário, o trabalho é resistente.
Fórmula para calcular o trabalho de um motor: W = Trabalho (N x m). F = força em Newton (N). D = distância em metro (m). Qual motor deverá ser utilizado para que seja capaz de levantar uma carga de 30Kg a uma distância de 6 m?