Janela Baixa: Normalmente a janela é representada como baixa, se o peitoril dela for abaixo de 1.
Tamanhos de esquadrias As janelas, quando representadas em planta baixa serão especificadas com três informações: a largura (l) e altura (h) da janela e, a altura do peitoril (p). O peitoril é a altura do piso até o início da janela.
Não há um padrão estabelecido entre os fabricantes, mas as medidas mais encontradas para cada janela são definidas por cada ambiente: Banheiros: 0,60 x 0,60 m; Quartos e salas: 1,20 x 1,20 m; Cozinhas: 0,60 x 0,80 m.
Normalmente a Planta Baixa é feita a partir de uma secção de 1.
Como exemplo, temos a seguinte situação: um arquiteto precisa usar uma escala para fazer o desenho de uma planta baixa de um apartamento representado na escala 1:50 (um por cinquenta). A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais.
Escala. A escala nada mais é do que a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto que ele representa. No canto inferior esquerdo está a escala dessa planta, de 1:50. Isso significa que cada 1 cm desenhado corresponde a 50 cm na realidade.
2) Planta de forma Da planta de forma, é possível identificar a posição de cada elemento e suas dimensões para que seja possível montar as formas da estrutura de forma adequada. A planta de forma deve estar bem cotada para evitar erros durante a concretagem dos elementos.
São feitas em escala 1:100 ou 1:50. Isto significa que, 1 centímetro em uma planta feita em escala de 1:100 corresponde à 100 centímetros ou 1 metro linear. Por sua vez, em uma planta feita em escala de 1:50, a medida real de 1 metro na planta corresponde à 2 cm.
Para ler a planta estrutural de pilar, é necessário se familiarizar com alguns termos, como por exemplo quantidade, nome, espaçamento, comprimento e bitola da farragem.
Os pilares são representados no desenho de forma em corte, ou seja, representa-se a seção transversal do pilar com as respectivas dimensões para o pavimento em questão.
Quais informações preciso para começar um projeto estrutural?
O projeto estrutural determina os elementos estruturais (fundação, pilares e vigas ou alvenaria estrutural, e lajes) que têm como objetivo sustentar a edificação, transmitindo suas cargas acidentais e permanentes ao solo.
poderá ser exercida por todos os profissionais que tenham cursado a disciplina correspondente. b) LOTEAMENTO URBANO Arquiteto, Engenheiro Arquiteto e Urbanista , de conformidade com o disposto na Resolução nº 218/73, e, ainda, do Engenheiro Civil cujas atribuições abranjam a alínea "i" do art.