A prevenção da doença do sono inclui evitar áreas endêmicas e/ou se proteger contra as picadas das moscas tsé-tsé. As roupas devem proteger o corpo todo e ser grossas, pois a picada das moscas pode transpassar as roupas mais finas.
As moscas tsé-tsé são os vetores da doença do sono humana e da doença de nagana na África. As moscas tsé-tsé são moscas grandes, fisicamente fortes e que picam, sendo comuns na África subsariana entre os desertos do Saara e do Kalahari.
Transmissão. Trypanosoma brucei gambiense e Trypanosoma brucei rhodesiense são geralmente transmitidos às pessoas quando elas são picadas por uma mosca tsé-tsé infectada e esta injeta os protozoários em sua pele.
O Chagas é uma doença tropical causada pelo parasita Trypanosoma cruzi considerada negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua transmissão para seres humanos e outros mamíferos ocorre principalmente pelo inseto vetor conhecido como barbeiro.
Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.