Conheça quais doenças o “Teste do Pezinho” pode detectar
Quer dizer que o teste do pezinho pode falhar? Sim, em mais de 80% dos casos pode ser um falso-positivo; os pais podem ficar tranqüilos até a realização da contra-prova (2º teste do pezinho). 2º) Se o 2º exame for também positivo, o bebê será encaminhado para fazer a prova do suor.
O exame é feito apenas uma vez após o nascimento da criança. Caso seja detectada alguma alteração, o Teste do Pezinho deve ser repetido conforme orientação do hospital ou da equipe médica.
Meu filho recebeu transfusão e pediram para repetir o Teste do Pezinho após 90 dias da última transfusão. Qual é o motivo? É geralmente após 90 dias da transfusão que o sangue do bebê não tem mais a interferência do sangue do doador nos resultados laboratoriais para pesquisa das Hemoglobinopatias.
A maioria dos recém-nascidos não manifesta nenhum sinal ou sintoma das doenças rastreadas nos primeiros dias de vida. Os recém-nascidos que apresentarem resultado positivo na triagem neonatal devem realizar exames específicos para confirmação. O ideal é que o teste seja realizado entre o 3º e o 5º dia de vida.
TIROXINA (T4) NEONATAL: VALORES DE REFERÊNCIA: FAIXA NORMAL : DE 6,0 a 22,1 mcg/dL EQUIVALENTE EM SORO FAIXA LIMÍTROFE : DE 4,5 A 5,9 mcg/dL EQUIVALENTE EM SORO (Repetição em nova amostra de papel filtro a critério médico) LIMITE DE DETECÇÃO : 1,5 mcg/dL FATORES DE CONVERSÃO: - 1,0 mcg/dL EM SORO CORRESPONDE A 0,5 mcg/ ...
O teste do pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dias de vida.
Com este informativo em mãos, siga as etapas seguintes:
O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença metabólica.
O resultado pode demorar até 30 dias, mas geralmente, fica disponível em uma semana. Confira no hospital se a retirada do exame deve ser feita presencialmente ou pela internet. Caso haja alguma alteração, uma nova coleta deverá ser solicitada para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Tipos de teste do pezinho Pode detectar 6 doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Mais ou Ampliado: É oferecido gratuitamente na maioria dos hospitais e maternidades particulares. Pode detectar até 10 doenças.
O teste do SUS rastreia apenas seis doenças congênitas, enquanto o da rede particular é mais abrangente e detecta o mal que acomete Theo e outras milhares de crianças”, afirma a jornalista.
O custo do teste mais completo é maior, em média 450 reais, e, por isso, ter um diagnóstico amplo e, assim, mais segurança em relação à saúde do bebê acaba sendo uma condição restrita às famílias que podem fazer o investimento financeiro.
“A doença poderia ter sido tratada se descoberta quando o menino era recém-nascido, pois a Acidúria Glutárica é detectada no teste do pezinho, e passível de tratamento.
Daí a importância do teste da orelhinha ser realizado o quanto antes, de preferência ainda no hospital. O teste, que custa em média R$ 80 nas maternidades privadas de São Paulo, é coberto por alguns convênios de saúde. "Todo recém-nascido deve fazer o teste da orelhinha no primeiro mês de vida.
A acidúria glutárica tipo I é uma doença hereditária do metabo- lismo dos aminoácidos lisina, hidroxilisina e triptofano, cau - sada pelo défice da enzima desidrogenase do glutaril-CoA. Trata-se de uma doença de transmissão autossómica recessiva, estando actualmente conhecidas mais de 150 mutações no gene responsável.
O Teste do Pezinho Básico é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ser feito gratuitamente nos hospitais ou em qualquer unidade de saúde.
Segurando o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. A punção só deverá ser realizada após a assepsia e secagem completa do álcool(1).
A coleta das amostras de sangue para a realização do teste é um procedimento de enfermagem, podendo esta ser executada pelo Enfermeiro, Técnico ou auxiliar de Enfermagem, conforme designado no Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde.
Instruções para Coleta
O recém-nascido deve ter o Teste do Pezinho coletado ainda na maternidade. Caso deseje realizar um teste que não esteja disponível na maternidade ou para casos de partos domiciliares, entre em contato com o Instituto Jô Clemente para agendar o exame.
A possibilidade de ser feito um teste do pezinho ampliado deve ser discutida com o obstetra antes do parto e também com o pediatra da maternidade. Se for necessário ele o fará, ou se for a vontade dos pais, podem fazer particular, basta pedir orientação de onde fazer na sua cidade.
Teste do Pezinho | ValeClin Laboratório de Análises Clínicas.
O teste do pezinho é gratuito e realizado no próprio Hospital e Maternidade Unimed quando o recém-nascido completa 48 horas de vida.