A formação humanística considera que o homem se educa durante toda a vida, sob a influência de toda a sociedade, dentro da qual a escola ocupa um lugar central, procura- se nela seu desenvolvimento pleno, o qual abrange o desenvolvimento da sua personalidade e dos aspectos significativos, conscientes dela, entre os ...
As teorias humanistas centram o seu estudo na particularidade de cada ser humano, na complexidade e singularidade de cada pessoa, nos seus motivos e interesses. O foco desta abordagem não está no ensino em si mesmo, mas na aprendizagem numa perspectiva de desenvolvimento da pessoa humana.
A formação humanística, que vem do termo latino humanitas, implica a expansão da imaginação moral de uma pessoa. Essa expansão ocorre sobretudo através do contato com a arte, desde as artes plásticas, como a pintura, até a música, teatro, poesia e literatura em geral.
Significado de Humanística substantivo feminino Conjunto de teorias e documentos relativos às humanidades, às belas-letras (letras, eloquência, poesia, história, filosofia etc.). Junção da teorias que afirmam estar o homem, e a condição humana, acima de todas as coisas. Etimologia (origem da palavra humanística).
A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o bem-estar do aluno, colocando o conhecimento técnico – matemática, língua portuguesa e afins – e as relações humanas em harmonia.
A teoria humanista é muito importante para a educação pois preserva o desenvolvimento da autonomia do aluno, respeitando-o e oferecendo condições para esse desenvolvimento.
Existem três aspectos fundamentais do humanismo, segundo o artigo Humanismo na Educação: 1) “O objetivo básico do conhecimento é o homem e o significado da vida; Page 8 2) Nenhum filósofo detém o monopólio da verdade; 3) Existe uma afinidade entre a cultura clássica pagã e o cristianismo.”
É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
A organização do ensino na escola tecnicista prioriza técnicas específicas voltadas para aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos. ... Segundo Matui (1988), a escola tecnicista desenvolve uma teoria de aprendizagem que torna o aluno como depositário passivo dos conhecimentos.
A Tendência Liberal Tecnicista é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os procedimentos e técnicas preparam para a transmissão e recepção de informações. A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo).
Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978. As Leis 5.
Anísio Teixeira
INTRODUÇÃO O tecnicismo é uma tendência que chegou no Brasil na década de 1960, depois do golpe militar. Nada mais é do que a tentativa de implantar na educação as técnicas usadas na indústria capitalista, tendo como base o positivismo e o cientificismo.
O tecnicismo enquanto movimento surgiu nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX e no Brasil a partir do golpe militar em 1964, influenciado principalmente pelas correntes positivista de Comte e behaviorista de Skinner (GARCIA, 2005).
Ghiraldelli (1998), explica que a Educação Física brasileira apresenta concepções históricas, identificando-as em cinco tendências[1]: Higienista (até 1930), Militarista (de 1930 a 1945) Pedagogicista (1945 a 1964) e Competitivista (1964 a 1985). ... A Educação Física Popular se desmembra em várias abordagens[2].
Sendo assim, destacamos as principais tendências da Educação Física, que tem como objetivo a fidelização e a conquista de alunos, entre as quais:
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
Foi encontrado na literatura as seguintes abordagens pedagógicas: Abordagem Psicomotora; Abordagem Interacionista-Construtivista, Abordagem Desenvolvimentista; Abordagem Crítico-Superadora; abordagem Crítico- Emancipatória; Abordagem Educação Física Plural e Abordagem Educação Física para Promoção da Saúde.
A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...
Movimento Higienista Brasileiro Convencionou-se chamá-lo de “movimento higienista” (Soares, 1990) ou “movimento sanitarista” (Hochman, 1998). Este movimento tem uma idéia central que é a de valorizar a população como um bem, como capital, como recurso talvez principal da Nação (Rabinbach, 1992).
HIGIENE E NAÇÃO – QUESTÕES PRELIMINARES O Movimento Higienista ou Sanitarista representa durante as primeiras décadas da República uma forma de tentar instalar um sentimento de nação na população, algo que, na visão de autoridades, se encontrava perdido.
A eugenia foi um movimento científico e social que se fortaleceu entre o fim do século XIX e início do XX, estando presente nos círculos científicos de todo o mundo. Usada como prática para se atingir a “raça pura”, foi tratada pelos historiadores por muito tempo como um movimento homogêneo.
O higienismo urbano era apontado como solução para problemas sociais durante o período imperial, criando maiores condições para a repressão aos pobres no Império. Um dos grandes problemas que assolavam o Rio de Janeiro durante o século XIX eram as constantes epidemias que atingiam a população da capital do Império.
A higiene social engloba os aspetos ambientais inerentes à sociedade humana, nomeadamente as relações interpessoais e os sentimentos de segurança, fatores cruciais para a manutenção de uma adequada higiene mental, logo, também física.