O Engenho Colonial. O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
Geralmente eram empregados especializados como carpinteiros, mestre de açúcar, etc. Curral: abrigava os animais usados nos engenhos, seja para o transporte (produtos e pessoas), nas moendas de tração animal ou para alimentação da população.
No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela e a casa do engenho. ... Muitos engenhos possuíam também destilarias para produzir a aguardente (cachaça), utilizada como escambo no tráfico de negros da África.
- Moenda: maquinário usado no processo de fabricação do açúcar. Era uma espécie de triturador composto por rolos, que servia para esmagar a cana-de-açúcar a fim de se obter o caldo da cana. ... Era o espaço destinado ao plantio da cana-de-açúcar. - Curral: local onde eram criados os animais usados no engenho colonial.
As senzalas existiram durante toda a fase da escravidão (entre os séculos XVI e XIX). A casa grande era uma construção ampla e confortável onde morava o senhor de en- genho e sua família. Era um lugar que representava, mais do que qualquer outro, o poder colonial dos senhores.
Casa-grande era a casa da família do proprietário das grandes propriedades rurais do Brasil colonial. Inicialmente, o termo não era utilizado para designar toda a residência — chamadas casas de morada ou casas de vivenda — , mas apenas a principal varanda da casa, tendo, por catacrese, passado a denominar toda ela.
Esses engenhos de açúcar eram de propriedade do chamado senhor de engenho e eram constituídos da casa-grande, senzala e moenda (onde ocorria a produção de açúcar). O canavial e o curral também faziam parte da estrutura do engenho. A casa-grande era onde o senhor de engenho e toda a sua família viviam.
Resposta: A Casa Grande era a casa dos senhores nas grandes propriedades rurais no Brasil colonial. Senzala- a origem desse termo é africana, valendo o mesmo que "morada", "habitação". No Brasil colonial era a moradia dos escravos nos engenhos e fazendas, com péssimas condições pouco adequado a moradia humana.
As senzalas eram grandes alojamentos que se destinavam à moradia dos escravos nos engenhos e fazendas do Brasil Colônia e do Império do Brasil entre os séculos XVI e XIX.
Capela ou ermida é um templo cristão secundário. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas. São usuais as capelas de aldeias, colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc.
sen·za·la la. 1. [ História ] Conjunto de alojamentos destinados aos escravos de uma fazenda ou casa senhorial (ex.: azáfama da senzala para a casa-grande começava logo cedo).
Nas palavras de Oliveira Mendes, o banzo era uma das principais moléstias de que sofriam os escravos, uma "paixão da alma" a que se entregavam e que só se extinguia com a morte, um entranhado ressentimento causado por tudo o que os poderia melancolizar: "a saudade dos seus, e da sua pátria; o amor devido a alguém; a ...
Também está preservada a senzala da Fazenda dos Coqueiros, construída em 1855, em Bananal no Vale do Paraíba. O acervo, aberto à visitação turística, inclui instrumentos de tortura dos escravos. A Fazenda Mandaguahy, em Jaú, da família Almeida Prado, preserva a senzala com objetos que remetem à época dos escravos.
Significado de Mostra substantivo feminino Ação ou efeito de mostrar; exibição. Algo que serve como prova; amostra. Caso típico; exemplo, modelo. Expressão de um sentimento; demonstração, sinal.
Qual a diferença entre «mostra» e «exposição»? ... Exposição (do latim expositione-, «id.») significa acto ou efeito de expor; conjunto de objectos que se oferecem à vista do público em determinado lugar. Mostra quer dizer amostra; exposição.