Para usar o PubMed® basta acessar o site http://pubmed.gov de seu computador, tablet ou celular. Para pesquisar você apenas precisa escrever uma palavra ou frase na caixa de pesquisa (por exemplo, um assunto, o nome de um autor e/ou de um periódico) e clicar em Search ou na tecla Enter do seu teclado.
Como avaliar trabalhos científicos
Se você for por “área de avaliação”, é possível encontrar os periódicos da sua área nos estratos A1 (mais alto nível), A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C (mais baixo nível). Encontre o periódico no estrato que você acha que seu artigo se enquadra, sempre levando em consideração os critérios já estabelecidos.
a) A1, A2, A3 e A4 – número igual ou superior a 18 artigos por volume. b) B1, B2, B3 e B4 – número igual ou superior a 10 artigos por volume. c) C – Número igual ou superior a 5 artigos por volume.
Significado de Periódico adjetivo Que se reproduz com intervalos de tempos iguais: os pacientes faziam visitas periódicas ao médico. Que aparece em época certa: pagamento periódico. Diz-se do processo físico que expressa certos sintomas em períodos determinados: febre periódica.
Publicação periódica. Fascículo ou número de revista, volume de uma série, número de jornal, coleção como um todo, artigos científicos de revistas, editoriais, matérias jornalísticas. Elementos essenciais: título, local de publicação, editora, data de início da coleção e data de encerramento de publicação, se houver.
Triássico (ou Triásico) é um período geológico que se estende desde cerca de há 252 até há 201 milhões de anos. É o primeiro período da era Mesozoica e fica entre o Permiano e Jurássico. O início e o fim do período são marcados por eventos de extinção em massa.
Na referenciação bibliográfica de artigos de revistas e jornais, o título do periódico deve ser grafado por extenso, com as letras iniciais em maiúsculas, exceto artigos e elementos de ligação (preposições, conjunções e afins) que não iniciem o título, que devem ser sempre mantidos em minúsculas.
Segundo a norma NBR 6023/2002, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, um periódico científico é definido como “tipo de publicação seriada, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário, etc.
Normalmente o ISSN costuma ficar bem localizado, normalmente na capa ou logo abaixo do título de uma publicação. Por exemplo, quando as revistas têm seus próprios sites costumam deixar no cabeçalho e rodapé, assim como nos artigos científicos.
Caso você esteja lendo o trabalho em um arquivo PDF, se ele estiver com depósito DOI, você encontrará o código no cabeçalho ou rodapé da primeira página do texto.
Seis primeiros autores do artigo, colocar a expressão “et al”. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo.
No Qualis da Capes, as classificações são dadas em estratos que variam entre as opções: A1, A2, A3, B2, B3, B4, B5 e C. De uma forma bem simples, A1 seria uma nota 10 e C seria uma nota 0 em relação as qualificações dos periódicos pesquisados.
Para entender melhor a classificação do Qualis, é só constatar os seguintes aspectos de cada indicativo:
Os livros publicados pela Pimenta Cultural partem do estrato mínimo L3, devido às notas atribuídas a cada critério para enquadramento de cada obra no respectivo estrato de classificação Qualis Livros. ... Os estratos atribuídos às obras são: L1 (elevada qualidade), L2, L3, L4, L5 (menor qualidade) e LNC.
Caso queira conferir o Qualis das revistas, acesse a Plataforma Sucupira ou se tem dúvidas ou curiosidades sobre os critérios usados em seu campo científico, entre em contato com as comissões científicas da Capes.
QUALIS é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados.