A seleção natural ocorre pela necessidade de sobrevivência e adaptação das espécies ao ambiente. É através dela que as espécies mais adaptadas persistem no ambiente. Os indivíduos com características mais adequadas para um determinado ambiente são mais propensos a sobreviver e se reproduzir.
Esta seleção ocorre a partir de mecanismos genéticos, como a recombinação genética e mutações aleatórias, que levam a uma maior variabilidade genética, resultando em características mais adaptadas.
Seleção artificial é o processo de cruzamentos conduzido pelo ser humano com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais e plantas. Estas características podem ser, por exemplo, um aumento da produção de carne, leite, lã, seda ou frutas.
Tipos de seleção natural
Existem três tipos de seleção natural: a direcional, que favorece um fenótipo extremo, a estabilizadora, que favorece o intermediário, e a disruptiva, que seleciona os extremos.
E seleção disruptiva: Ocorre quando dois ou mais fenótipos extremos são mantidos na população. por isso eles não sobrevivem.
A seleção natural é um importante mecanismo de evolução proposto por Darwin. Ela garante que os organismos mais aptos a viver em determinado ambiente sejam selecionados. A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução.