Ele foi enforcado na manhã de 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida, teve o corpo esquartejado em quatro partes e espalhado pela estrada de acesso a Ouro Preto. Sua cabeça foi exibida em uma estaca colocada na praça central da cidade.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Tiradentes
Causas da Conjuração Baiana No final do século XVIII, a população de Salvador encontrava-se em uma situação que beirava a miséria. ... Outro fator de revolta da população de Salvador eram os abusos cometidos pelos contratadores de gêneros de primeira necessidade.
A Conjuração Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798) possuem em comum o fato de terem sido movimentos que: I - evidenciaram a crise do Antigo Sistema Colonial. II - visavam à emancipação política do Brasil. III - apresentavam forte caráter popular.
É característica comum das três últimas rebeliões do Período Colonial – Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e Revolução Pernambucana a) o fato de terem sido lideradas pelos mesmos grupos sociais. b) defenderem a adoção do mesmo tipo de governo revolucionário.
ME AJUDEM É PRA AMANHÃ Sobre a Conjuração Baiana, ocorrida em 1798, é correto afirmar que: A. foi uma revolta liderada pelos senhores de escravos, que contou com pouca mobilização popular, sobretudo das populações de cor. ... foi uma revolta liderada pela elite baiana, que lutava pela permanência do sistema escravista.
Elitismo ou Oligarquismo (também conhecida como Teoria das Elites ou "Teoria do Poder") é uma vertente da ciência política baseada no princípio minoritário, segundo o qual o poder político está sempre nas mãos de uma minoria bem ajustada. ... Seu fundamento é o conceito de elite.
Resposta. Explicação: A inconfidencia mineira foi elitista porque suas principais propostas não propunham reformas sociais, a elite queria poder político.