crossorigin="anonymous">
O carbono, que é um elemento químico, também é formado por um conjunto de átomos iguais. Todos os átomos de carbono possuem seis prótons em seu núcleo. A seguir temos um desenho que representa dois modelos de como seriam os átomos que formam o carbono: Não pare agora...
Resposta. Resposta: O carbono, quando combinado com hidrogênio, forma carvão, petróleo e gás natural que são chamados de hidrocarbonetos. O metano é um hidrocarboneto gasoso, formado por um átomo de carbono e quatro átomos de hidrogênio, muito abundante no interior da terra (manto).
O nome carbono deriva do latim carbo que significa carvão.
Cinco são as formas conhecidas - alotrópicas - do carbono, a saber, grafite, diamante, fulerenos e nanotubos e as nano espumas, essas descobertas em 2004.
O carbono está presente, em maior parte, em compostos orgânicos, que são compostos derivados desse elemento, sejam eles naturais (como na composição de proteínas, na estrutura do DNA, nos minerais e ainda em combustíveis fósseis e nos biocombustíveis), sejam sintéticos (por exemplo, fibras sintéticas de tecidos, ...
O carbono pode ser classificado em função das ligações que apresenta: a) Carbono Saturado: apresenta somente ligações simples, chamadas de sigma (σ). b) Carbono Insaturado: presença de duplas ligações, denominadas de pi (π). Ou ainda, carbono que apresenta ligação tripla.
Resposta. O carbono pode estabelecer diferentes tipos de ligações devido ao fato do limite de ligações desse tipo de atomo ser 4, ele pode estabelecer diferentes ligações ao mesmo tempo.
a) Em 25°C (uma média das condições ambientais), o estado físico das substâncias seriam: substância A: gasosa, pois estaria acima de seu PE (de -45°C). substância B: líquida, pois a temperatura de 25°C estaria entre o PF (-35°C) e o PE (30°C).
Sendo assim, em temperatura ambiente (20 °C) o oxigênio está no estado gasoso.
Imagine um cubo de gelo em um freezer à temperatura de -25°C. Nessa temperatura, a água está obviamente no estado sólido.