A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A mar- ginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número maior ou menor de membros da sociedade.
Sem pretender retomar as abordagens teóricas que resultam nas classificações de teorias pedagógicas, são modernas a pedagogia tradicional, a pedagogia renovada3, o tecnicismo educacional, e todas as pedagogias críticas inspiradas na tradição moderna como a pedagogia libertária, a pedagogia libertadora, a pedagogia ...
Aos educadores, interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Ele atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
São exemplos de tendências pedagógicas progressistas: A libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. A libertária, a renovada e a crítico-social dos conteúdos. A crítico-social dos conteúdos, a tecnicista e a renovada não diretiva.
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade.
Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
Progressismo refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, éticas e econômicas baseado na ideia de que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e social, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana.
As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista.
A pedagogia crítico social dos conteúdos faz parte da tendência progressista, e, no âmbito escolar, visa preparar o aluno por meio da aquisição de conteúdos e de sua socialização para uma participação ativa no mundo adulto, diante das contradições da sociedade.
Uma característica importante da pedagogia crítico-social defende, com muita determinação, que o papel da escola é a formação cultural, de difusão do conhecimento científico. ... Formula princípios e orientações para a conversão do saber cientificam em saber escolar.
Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-Crítica, Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados.
(LIBÂNEO, 1985:33). A Tendência crítico-social dos conteúdos busca a difusão de conteúdos vivos, concretos e indissociáveis das realidades sociais; busca o papel transformador da escola na sociedade; busca conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.
A educação crítica busca realizar conexões entre as práticas educacionais e culturais e a luta pela justiça social e econômica, direitos humanos e uma sociedade democrática, para que se possa ampliar as compreensões críticas e as práticas libertadoras, com o objetivo de buscar transformações sociais e pessoais Page 2 ...
Desenvolver o processo ensino-aprendizagem na visão histórico-crítica oferece ao professor uma nova ação, onde passa a rever conceitos, romper com metodologias ultrapassadas, estabelecer novos rumos e valores, tornando a prática pedagógica significativamente mais comprometida com a aprendizagem dos alunos.
Um pensador crítico é capaz de deduzir consequências e sabe como usar dados para resolver problemas e buscar fontes relevantes para se informar. Ademais, a escola tem o papel de ensinar que o pensamento crítico não deve ser confundido com argumentar ou criticar outras pessoas.
A única forma de desenvolver o pensamento crítico é debatendo e expondo as opiniões para os outros. Por isso, deixe claro para seus estudantes que durante exercícios de debate, nenhuma opinião será julgada. Além disso, reforce a importância de todos participarem, para conseguirem desenvolver um bom raciocínio.
O pensamento crítico ajuda a organizar os pensamentos, manter o foco em objetivos e construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentar entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.
Para o desenvolvimento do pensamento crítico o objeto precisa ser um problema complexo, que envolve divergência de ideias e possíveis conflitos. O professor precisa ter a capacidade de organizar esse ambiente, porque só deixar solto não resolve, e para esse tipo de tarefa há também uma didática específica.
Como é possível desenvolver sua criatividade
Especificamente na criatividade, a avaliação quantitativa vem sendo realizada por meio do uso de instrumentos validados e precisos, com rigor na utilização de um critério padronizado de avaliação (Nakano, & Wechsler, 2012), sendo, mais comum, a utilização de testes psicológicos.
Existem três ações que ao serem colocadas em prática, resultam no processo criativo, são elas:
Os passos do processo criativo são:
As três dicas vão evitar que ela falte nos momentos decisivos e impedir os bloqueios criativos.
O fenômeno criatividade se manifesta em todos os setores da vida, seja social, político, estético, científico....Durante o processo criativo, frequentemente distinguem-se os seguintes estágios:
Alguns fatores são essenciais, não só para estimular, como para aplicar as soluções:
Criatividade não é somente criar algo do zero, como muitos pensam, mas é também transformar algo já existente. Estimular a criatividade é, portanto, fomentar uma importante ferramenta para a resolução de problemas. Problemas são diários e precisam ser resolvidos!
Conviver com pessoas de áreas de atuação diferentes da sua e que pensam diferente de você pode ajudá-lo a ter ideias inovadoras. ... Pensar em coisas novas exige fazer novas perguntas. Valorize suas ideias: às vezes as expectativas bloqueiam o processo criativo e a frustração acaba minando a criatividade.