crossorigin="anonymous">
Burocracia na empresa: 5 ações para reduzir esse problema
A importância da burocracia na garantia da máxima eficiência nas organizações se dá no fato de que ela representa um papel fundamental no que tange a eficiência de uma organização, já que é através da burocracia que os objetivos institucionais são atingidos. Ela ajuda muito na tomada de decisões de forma ágil e eficaz.
A burocracia se baseia em rotinas e procedimentos, como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera: as normas se tornam absolutas, as regras e a rotina se tornam sagradas para o funcionário, que passa a trabalhar em função dos regulamentos e das rotinas e não em função dos objetivos ...
A burocracia seria um modo de organização fundado no aspecto da racionalidade, na preocupação em adequar os meios aos fins pretendidos, para a garantia de máxima eficiência no alcance desses fins. ... Isso é uma das bases da burocracia, comumente utilizada nas formas organizacionais atuais.
Despersonalização do relacionamento – A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre funcionários, já que enfatiza os cargos e não as pessoas. ... Categorização como base do processo decisório – A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade.
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.
Teoria da Burocracia – ainda considera o sistema fechado (preocupada apenas com os aspectos internos da organização), forte ênfase na divisão racional do trabalho (regras e normas). organização-ambiente e a concepção de uma organização de sistema aberto.
O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação as anteriores. ... Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.
De todas as Teorias ADM, a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro impões coações e ameaças à organização.
2.
TEORIA CONTINGENCIAL Os fatores contingenciais estratégia, porte, incerteza com relação às tarefas e tecnologia, para Donaldson (1999), são características organizacionais que refletem a influência do ambiente no qual a entidade está inserida.
Para a Teoria da Contingência Estrutural a organização adapta-se continuamente ao seu meio ambiente e trabalha com diversos fatores contingenciais, tais como: estratégia, tamanho, incerteza com relação às tarefas e tecnologia, refletindo a influência do meio em que está inserida.
As variáveis contingenciais procuram absorver diferentes inter-relações referidas ao ambiente e a organização, especificando vínculos e percebendo o tipo de execução dessas instituições em relação aos requisitos diversificados (HEINZMANN, 2011).
As seis variáveis básicas, tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, constituem os principais componentes no estudo da Administração das empresas.
1 Caráter ou qualidade do que é contingente. 2 Dúvida quanto à possibilidade de uma coisa acontecer ou não. 3 Fato cuja ocorrência é possível, porém incerta; eventualidade, imprevisto. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : incontigência .
O objetivo principal da administração é maximizar o uso dos recursos disponíveis de forma que um maior número de pessoas possa ser beneficiado. ... Coordenador de operações administrativas da empresa para garantir que funcione sem problemas e um dos principais objetivos do gerente administrativo.
Planejar, organizar, dirigir e controlar na administração de uma pequena empresa. Planejar, organizar, dirigir e controlar são as quatro funções administrativas. ... Seja qual for o tamanho do seu negócio, você precisa exercer quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Em resumo, a administração por objetivos é um processo em que os objetivos, planos e sistema de controle da organização são definidos pela gerência e pelos colaboradores em conjunto.