O que Megapfise L5? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É o aumento do processo (apófise) transverso da última vértebra lombar(L5). É uma patologia congênita (você nasceu assim) e normalmente é unilateral (só de um lado da vértebra). O tratamento é sintomático e a maioria das pessoas nem sabem que nasceram assim.
Qual é a diferença de quem tem uma vértebra a mais?
Às vezes a pessoa tem uma vértebra lombar a mais. Às vezes, existe uma sacralização de vértebra lombar. Muitas vezes a pessoa tem aquilo que chamamos de mega-apófise transversa, que é uma protuberância óssea que(anormalmente) une a última vértebra lombar com o osso sacro.
O que quer dizer espondiloartrose lombar?
A espondiloartrose lombar é a artrose na coluna, que gera sintomas como intensa dor nas costas, causada normalmente pelo desgaste da articulação. Ela nem sempre tem cura, mas pode-se diminuir a dor através do uso de analgésicos, fisioterapia e da prática regular de exercícios.
Como tratar Megapófise?
Não existe tratamento para a mega-apófise transversa.
O que quer dizer Megapofise?
Megapófise transversa é um aumento do processo transverso da vértebra (região lateral da vértebra) que geralmente ocorre em pacientes com uma vértebra a mais na região lombar baixa (supranumerária) ou na quinta vértebra lombar quando tem uma morfologia diferente (forma diferente).
É possível ter uma vértebra a mais?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online É um achado comum em uma parcela da população, uma vértebra a mais na coluna lombar além das 5 que já temos e geralmente esla está localizada entre o sacro e a coluna lombar, não significa que tem ou irá ter algum problema de coluna.
O que é vértebra transicional?
A vértebra de transição é uma variação anatômica congênita, ou seja, presente no indivíduo antes mesmo do nascimento. Trata-se de uma alteração no desenvolvimento ósseo do feto que leva a ocorrência de uma vértebra modificada ou extra.
Qual o tratamento para espondiloartrose lombar?
O tratamento mais indicado é a fisioterapia diária. Se não for possível atingir uma melhora significativa com a fisioterapia, pode-se recorrer à cirurgia para a colocação de uma prótese articular ou discal, ou para remover osteófitos, que são uma espécie de calo ósseo que se formam na coluna causando dor e desconforto.
Qual o tratamento para Espondiloartrose?
O tratamento da espondiloartrose deve ser orientado pelo ortopedista, que pode indicar uso de anti-inflamatórios em forma de comprimido, injeção ou pomada. Além disso, é normalmente indicada a fisioterapia para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.