O visagismo é o conjunto de técnicas usado para valorizar a beleza de um rosto. Maquiagem, cosméticos, tintura e corte de cabelo e design de sobrancelhas, por exemplo, são algumas das práticas adotadas. Para isso, é realizado um estudo das características físicas e psicológicas da pessoa.
Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.
Para a aplicação do visagismo nos cabelos, é preciso analisar o físico, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.
Foi Fernand Aubry em 1936, famoso cabeleireiro e maquiador francês, o primeiro a realizar trabalhos dentro do conceito que chamou de visagismo. Através do seu trabalho ele buscava mostrar, enfatizar e revelar a beleza de cada mulher. Ele dizia: “não existe mulher sem beleza, mas belezas escondidas e não reveladas.
Mas quem trouxe o visagismo para o Brasil foi Philip Hallawell, no início dos anos 2000. Philip Hallawell escreveu o maior livro sobre o assunto; Visagismo – Harmonia e Estética.
Desde sua chegada com mais força ao Brasil, na primeira década dos anos 2000, muito se falou da aplicação do Visagismo no mercado de beleza. Por estar ligado à composição de imagens, é uma relação imediata e automática. ... O Visagismo é o alcance da imagem ideal através da análise única e exclusiva do indivíduo.
“Esta é a arte de criar uma imagem personalizada e equilibrada por meio do estudo das características físicas e psicológicas da pessoa”, explica o visagista Philip Hallawell, autor do livro Visagismo: harmonia e estética. ...
O curso de Visagismo aborda ferramentas ao consultor acerca da leitura visual de seus clientes, trazendo a arte prática de ler não somente a fisionomia da pessoa, mas seus desejos, humores, sentimentos e gostos.
Para quem tem o rosto redondo os cortes mais indicados são os médios ou longos, as camadas devem começar na altura acima da linha do queixo, para modelar o rosto e assim criar mais volume, as franjas laterais desfiadas também chamadas de franjão são as melhores opções para afinar o rosto.
Quem tem o rosto no formato quadrado deve apostar em óculos redondos ou ovais, os menos angulares possíveis. Já quem tem rosto redondo fica bem com armações retangulares e quadradas. O rosto oval é o mais fácil de combinar: valem tanto os formatos arredondados quanto os retangulares.
REDONDO. Rosto redondo é aquele com poucos ângulos e semelhança na largura e altura. Para esse formato, o ideal são as armações geométricas, quadradas e retangulares. As linhas retas presentes nesses modelos de óculos criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso.