De forma simples, uma empresa de capital fechado é uma sociedade anônima que pertence a um pequeno grupo de acionistas e não oferece as participações societárias da empresa a investidores na forma de ações negociadas na Bolsa de Valores.
Quando uma empresa vende novas ações para o mercado, com o objetivo de captar recursos para suas operações, esse tipo de emissão é chamado de emissão primária. ... Após a emissão primária e/ou secundária, as ações são negociadas em alguma bolsa de valores, que neste caso recebe o nome de mercado secundário.
Quando uma ação emitida é vendida por um valor superior ao seu valor nominal ou a ela atribuído (no caso de não existir valor nominal), essa diferença é contabilizada em conta separada do capital social, dentro do patrimônio líquido, denominada ágio na emissão de ações.
Basicamente o aumento de capital significa a emissão de novas ações e pode ocorrer através da incorporação de reservas de lucros (bonificação de ações) ou via subscrição de ações. No caso da bonificação de ações, praticamente nada muda para os já acionistas e para a empresa.
Para compreender a contabilização de aplicações financeiras de renda variável, imagine um fundo de investimento de R$
Os investimentos em renda variável são aplicações financeiras das quais se desconhece a taxa de remuneração. Em muitos casos, a rentabilidade possui um histórico e valores médios de pagamento. No entanto, o investidor não pode ter certeza sobre o valor dos ganhos futuros – nem se os terá.