1(a), o qual é comumente denominado por circuito RC. Quando a chave S é fechada, imediatamente inicia uma corrente que fluirá através do circuito. Elétrons fluirão do terminal negativo da fonte através do resistor R e ficará acumulado na placa superior do capacitor C.
No momento que o indutor é ligado, uma corrente surge no circuito, através da qual a energia acumulada no capacitor, ½CV2, passa a se transferir para o indutor. ... O processo atinge um ponto máximo quando toda a energia do capacitor tiver sido transferida para o indutor.
Como a seletividade de um circuito ressonante pode ser melhorada? Se analisamos os circuitos ressonantes, na condição ideal, eles deveriam responder apenas a uma determinada frequência, rejeitando as demais. ... Responde melhor a uma determinada frequência e rejeitando as mais.
O fator de qualidade ou fator Q é uma medida do desempenho de uma bobina, indutor de capacitor em termos de suas perdas e largura de banda do ressonador. ... O Q ou fator de qualidade é usado com muitos circuitos ou elementos sintonizados RF para indicar seu desempenho em um oscilador ou outra forma de circuito ressonante.
As técnicas de filtragem são transformações da imagem pixel a pixel, que não dependem apenas do nível de cinza de um determinado pixel, mas também do valor dos níveis de cinza dos pixels vizinhos. O processo de filtragem é feito utilizando matrizes denominadas máscaras, as quais são aplicadas sobre a imagem.
Filtro não linear O filtro Roberts possui a fórmula mais simples na detecção de bordas, mas tem uma grande desvantagem, na diferença de realce em algumas bordas da imagem, relacionado aos pontos de cinza. Sobel é o mais aprimorado não realça pontos diferenciados e mantem o fundo da imagem mais claro do que as bordas.
Os filtros lineares passa-baixas, apresentados no ítem anterior, servem para remoção ou suavização de ruídos de uma imagem digital. Porém eles tem uma desvantagem grande pois afetam muito fortemente as áreas sem ruído homogeneizando a imagem, muitas vezes onde não se deseja esse efeito.
Convolução: toma dois sinais para gerar um terceiro. Pra que serve? A convolução é a representação matemática de como um sistema linear opera sobre um sinal: o sinal de saída é o resultado da convolução do sinal de entrada x[n] com a resposta a impulso do sistema h[n].